19 de abril de 2024 - Entre as 08h10 e as 09h50 - Auditório "Prof. Sérgio Mascarenhas" (IFSC/USP)

Colóquio – “Galileu: A queda dos corpos”

No final do Século XVI, as escolas europeias ensinavam a filosofia de Aristóteles, que já tinha quase dois mil anos e englobava vários ramos do conhecimento — a física em particular.

Em 1589, Galileo Galilei, que passara vários anos estudando a obra do filósofo, foi contratado pela Universidade de Pisa para lecionar matemática.

A partir daí, aos poucos, ele se afastou do pensamento aristotélico.

Primeiro, questionou uma conclusão importante a que o grego chegara.

Depois, questionou as premissas que sustentavam o seu sistema lógico e, em seu lugar, estabeleceu as bases do método científico para mostrar que ele leva a uma descrição radicalmente diferente da natureza.

Numa segunda fase, que começou em 1610 e se estendeu até o final de sua vida, Galileo explorou extensivamente o potencial de um instrumento recém-inventado, o telescópio, para desconstruir a cosmologia de Aristóteles.

Neste colóquio, o Prof. Luiz Nunes de Oliveira falará principalmente sobre a primeira fase do trabalho galileano, descrevendo os fundamentos do método aristotélico e algumas das conclusões a que ele conduziu. Em seguida, abordará o ataque a essas bases. O apoio que o Prof Luiz Antonio dará a este colóquio permitirá dar especial atenção ao desenvolvimento do método experimental, trabalhando com dois exemplos concretos e contrastando os recursos de hoje com os que estavam ao alcance de Galileo, quatrocentos anos atrás.

No final, haverá uma curta exposição sobre a demolição da cosmologia aristotélica.

Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira – Fez parte da primeira turma (1970-73) do curso de Bacharelado em Física do IFQSC, que em 1994 se desmembraria em IFSC e IQSC. Foi contratado pelo IFQSC seis meses após a formatura. Em seguida, cursou o Mestrado no próprio IFQSC, sob orientação do Professor Bernhard Gross; foi seu primeiro aluno de pós-graduação. Entre 1976 e 1980, estudou na Universidade de Cornell e recebeu o PhD em Física. A partir daí, com exceção de dois estágios de longa duração (1986-88, University of California, Santa Barbara, e 1994-95, The Ohio State University) esteve pesquisando, orientando e lecionando no IFQSC e no IFSC. Sua primeira pesquisa abrangeu materiais fortemente correlacionados e a Teoria do Funcional da Densidade. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Desde que o Prêmio Horacio Carlos Panepucci foi instituído pelos estudantes de graduação, em 2007, foi homenageado em quase todas as cerimônias— a exceção foi este último ano —, num total de 23 prêmios.