17 de junho de 2016 - Prof. Ricardo Galvão (IFRN)

Colloquium diei: “Física no Brasil”

Colloquium_Diei-loguinhoA Sociedade Brasileira de Física (SBF) foi fundada em 14 de julho de 1966, em assembleia realizada na XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Blumenau, presidida pelo Professor José Goldemberg. Nela estavam presentes vários pioneiros da física brasileira: Mário Schenberg, Jaime Tiomno, Elisa Frota-Pessoa, Suzana Vilaça, Iuda Goldman Vel Lejbman, Emiko Okuno, Igor Pacca, Jesuína Pacca, Thereza Borello e outros. Os presentes elegeram uma diretoria provisória, sob a direção do Professor Oscar Sala, e escolheram a cidade de São Paulo para sua sede. Nestes cinquenta anos, a SBF tem desempenhado um papel seminal na promoção da pesquisa científica no país, assumindo sempre uma posição independente e construtivamente crítica nos grandes assuntos que dominaram o cenário científico e tecnológico brasileiro.

Em comemoração a esta data notável, a SBF programou várias atividades, com destaque ao Encontro Física 2016, a ser realizado de 3 a 7 de setembro em Natal, e a publicação de um livro que, embora seja iniciado com um histórico do desenvolvimento da Física no país, não se limita ao olhar para o passado; aspectos atuais e uma visão de futuro são também discutidos por diferentes autores.