28 de maio de 2015

Café com física: “Limites de Validade de equações Cinéticas”

Caf_com_fsica-loguinhoUma abordagem comum para a dedução de equações cinéticas consiste em partir da hierarquia BBGKY (Born-Bogolyubov-Green-Kirkwood-Yvon) para as distribuições de probabilidade reduzidas de um sistema de N partículas, e utilizar a expansão em aglomerados de Meyer, em conjunto com suposições sobre a forma do potencial. Para um campo fraco obtemos a equação de Landau e no limite de fluido a equação de Balescu-Lenard. Algumas hipóteses adicionais são usualmente utilizadas, como a propriedade Markoviana do sistema. Neste seminário mostraremos porque esta é uma propriedade importante e como ela é violado se o número N de partículas não for grande o suficiente, explicando comportamentos anômalos descritos na literatura recente para alguns sistemas modêlo. Discutimos também a existência de um limiar universal em função da dimensãp espacial para a relaxação de sistemas em rede como uma quebra da validade da rota usual de dedução da equação cinética pertinente.