29 de fevereiro de 2024 - 09h30 - Auditório "Prof. Sérgio Mascarenhas" (IFSC/USP)

Aula Magna – Semana de Recepção aos Calouros (2024) – “Buracos Negros: qual sua importância no Universo?”

Buracos negros são exóticos, pois o espaço e o tempo se curvam ao infinito no seu horizonte de eventos, do qual nada escapa, nem mesmo a luz. Mas são também “comuns” no Universo: em uma galáxia como a Via Láctea devem existir cerca de 100 milhões de buracos negros estelares (~10 massas solares), e um supermassivo (milhão a bilhões de massas solares) no seu centro, como no centro das demais galáxias massivas.

Mas, paradoxalmente, a acreção de matéria a um buraco negro é um dos mecanismos de geração de energia eletromagnética mais eficientes que existe.

No caso dos buracos negros supermassivos, esta emissão de energia origina os quasares, os objetos mais luminosos do Universo.

Nesta palestra, apresentarei meu trabalho de investigação dos mecanismos de alimentação de buracos negros supermassivos e seu feedback que influencia a evolução da sua galáxia hospedeira, incluindo resultados de novos telescópios, como o James Webb.

A Profª Dra. Storchi-Bergmann é pesquisadora, professora e orientadora da pós-graduação do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da academia mundial de ciências TWAS, e Pesquisadora IA do CNPq. Em 2015 recebeu o Prêmio L’Oreal/UNESCO For Women in Science, e em 2018 a Medalha Nacional do Mérito Científico, pelo seu trabalho no estudo dos Buracos Negros Supermassivos e sua interação com as galáxias, ainda o tema central de sua pesquisa.

Recentemente publicou um livro de divulgação científica onde conta a história dos Buracos Negros dentro da história do Universo contando um pouco de sua própria história ao estudá-los; MyNews Explica Buracos Negros: https://www.almedina.com.br/produto/mynews-explica-buracos-negros-11707

Homepage :www.if.ufrgs.br/~thaisa; Facebook: Astrofisica Thaisa Storchi Bergmann; Instagram: astrofisica_thaisa; Twiter: thaisa_sb