24 de abril de 2017

Seminário de Matéria Condensada: “Anomalia quiral e magnetotransporte em semimetais de Weyl e Dirac”

Palestras_gerais-_logoRecentemente muito da atenção têm-se voltado para o estudo de semi-metais de Weyl e Dirac, principalmente após sua realização experimental em 2014. De maneira análoga ao grafeno, tais materiais são caracterizados por quasepartículas “não-massivas”, cuja dinâmica é governada pela equação de Weyl. Em presença de um campo magnético externo, tal equação prediz a existência de modos-zero (modos quirais), os quais são responsáveis pela famosa anomalia quiral. A assinatura dessa quebra de simetria pode ser observada no transporte eletrônico, onde a condutividade na direção longitudinal cresce com o campo magnético. Esses pontos de Dirac, escondidos dentro da superfície de Fermi, atuam como fontes ou sorvedouros do fluxo de Berry e a teoria cinética para as correspondentes quasepartículas necessita ser modificada. Essa modificação dá a origem ao referido termo quadrático na condutividade. Se o tempo permitir, gostaria de discutir sobre oscilações quânticas na magnetorresistência desses materiais além do papel exercido por estados de superfície nos mesmos.