Informações acadêmicas

  1. Informações acadêmicas gerais
  2. Vídeos explicativos sobre o JúpiterWeb

    Vídeos explicativos sobre o JúpiterWeb: http://www.prg.usp.br/?p=20746

  3. Controle de Frequência - Alunos

  4. Regime de Recuperação de Aprendizado e Regime de Exercícios Domiciliares

    O aluno impedido de acompanhar as atividades escolares devido a comprometimento de sua saúde, comunicará sua ausência através do preenchimento de formulário apropriado, NO PRAZO MÁXIMO DE CINCO DIAS ÚTEIS DA OCORRÊNCIA, pessoalmente ou através de um representante devidamente identificado. Mediante justificativa, o não cumprimento desse prazo será analisado pela CG.

    O aluno apresentará Atestado ou Relatório Médico contendo CID e CRM do médico que o examinou, para subsídio ao médico da UBAS que emitirá o Laudo Médico, sem o qual não poderá ser concedido o beneficio em questão e onde será determinado e/ou homologado o período de afastamento.

    O Regime de Exercícios Domiciliares somente será oferecido no âmbito das disciplinas teórico-expositivas e será, em condições normais, de 90 dias para a estudante gestante. O Regime de Recuperação do Aprendizado poderá ser realizado posteriormente ao período de impedimento, a critério do docente responsável pela disciplina.

    O aluno relacionará no formulário as disciplinas nas quais necessitar do(s) regime(s) de Exercícios Domiciliares e/ou de Recuperação do Aprendizado e entrará em contato com os respectivos docentes responsáveis pelas disciplinas, para entendimentos quanto ao regime em questão. Em caso de algum indeferimento, o aluno será informado no prazo de dez dias.

    O docente responsável pela disciplina envolvida será informado da ocorrência, simultaneamente, pelo Serviço de Graduação que lhe enviará uma cópia da ocorrência e pelo aluno, com o qual entrará em entendimentos quanto ao regime que será, a seu critério, adotado.

     – Decreto-lei n° 1.044, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções.

    Lei no 6.202, de 17 de abril de 1975. Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei n° 1.044, de 1969, e dá outras providências.

    Portaria GR N° 3740/2007: Dispõe sobre o afastamento médico de aluno das atividades acadêmicas.

  5. Equivalência de Disciplinas (Aproveitamento de Estudos)

    REGIMENTO GERAL DA USP
    Artigo 79 – Os pedidos de dispensa de cursar disciplinas serão homologados pela CG da Unidade, após manifestação do Departamento ou órgão responsável.
    Parágrafo único – Disciplinas cursadas fora da USP somente poderão ser aproveitadas até o limite de dois terços do total de créditos fixado para o respectivo currículo.

    RESOLUÇÃO CoG no 6612, DE 13 DE SETEMBRO DE 2013.
    Artigo 30 – Quando do Aproveitamento de Estudos (AE) ou Dispensa por provas de Suficiência (DS), o aluno terá seu tempo máximo para conclusão do curso diminuído de um número de semestres dado pela parte inteira da relação:
    S = (número de semestres ideal do curso)*(créditos AE + créditos DS)/créditos do Curso.

    PROCEDIMENTOS IFSC:
    1) Os alunos ingressantes nos cursos de graduação do IFSC, por meio de transferência, de vestibular ou como graduado, poderão solicitar todos os aproveitamentos de estudos pretendidos num pedido único, a ser entregue no Serviço de Graduação até o prazo máximo de noventa dias após o seu ingresso contado a partir da data da matrícula. Não serão aceitos pedidos formulados posteriormente a este período.
    2) Somente serão aceitos pedidos de aproveitamento de estudos em disciplinas obrigatórias ou optativas cursadas e aprovadas no curso de origem até 6 (seis) anos contados da data de ingresso nos cursos oferecidos pelo IFSC. No caso de portadores de diploma de nível superior as Comissões Coordenadores de Curso (CoCs) analisarão cada caso e decidirá se irá considerar o período de tempo indicado ou não.
    3) Não serão aceitos pedidos de aproveitamento de estudos em disciplinas em cujos requisitos o solicitante não obtiver aproveitamento de estudos.
    4) A solicitação de aproveitamento de estudos deverá ser feita em formulário próprio, retirado no Serviço de Graduação, ou baixado do portal do IFSC na Intemet, ao qual deverão ser anexados os programas das disciplinas, vigentes quando o aluno as cursou, assinados pela instituição de origem, e o original do histórico escolar, no qual se comprove a aprovação e os critérios de aprovação nas mesmas.
    5) DISPENSA ESPECIFICA – externa
    Cursar disciplina em outro Campus da USP ou em outra Universidade. Por DETERMINAÇÃO da Comissão de Graduação do IFSC os alunos que tiverem interesse em cursar disciplinas OBRIGATÓRIAS em outro Campus da USP ou em outra Universidade (por exemplo: IF, IME, UFSCar, ,e1g) com o objetivo de APROVEITAMENTO DE ESTUDOS – EQUIVALÊNCIAS DE DISCIPLINA deverão solicitar autorização prévia à Coordenação do Curso com justificativa e anexar a ementa da disciplina que pretende cursar, para a análise da solicitação. Caso o aluno não atenda a esta determinação, o aproveitamento de estudos não será aprovado. Deverá ainda apresentar comprovação de que a matrícula foi concedida.

  6. Atividades Acadêmicas Complementares (AAC para todos os cursos)

    As atividades a serem apresentadas deverão conter a carga horária. De acordo com as atividades estabelecidas pela Pró-Reitoria de Graduação, a CG e CoC-LCE indicaram os comprovantes necessários e a carga horária aceita.

    As atividades deverão ser cadastradas diretamente pelo aluno no Sistema Júpiter.

    Consulte a TABELA de atividades.

  7. Licenciatura: Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) - Antiga AACC

    Exige-se do(a) aluno(a) de Licenciatura em Ciências Exatas o cumprimento de 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento, cujo rol é composto de: iniciação científica; monitorias em geral na USP; viagem didática coordenada por docente; atividade cultural; seminários; palestras; workshop; disciplinas extracurriculares cursadas posteriormente ao ingresso do estudante na USP; estágio curricular não-obrigatório. O(a) aluno(a) solicitará junto ao Serviço de Graduação o registro da atividade, apresentando o respectivo comprovante, para apreciação da Comissão de Coordenação do Curso.

    ATENÇÃO:

    Participação SELIC (Semana da Licenciatura em Ciências Exatas) – para ingressantes a partir de 2015: é obrigatória a comprovação de participação nos eventos oferecidos pela SELic para a contagem das horas. Serão contabilizadas no mínimo 24 horas, e no máximo 48 horas.

    Obs.: A cada evento SELic serão concedidas 12 horas desde que haja a participação integral nas atividades. A participação será comprovada a partir da assinatura da lista de presença da disciplina que será oferecida em cada atividade. 

    Mais informações

  8. Bacharelados: Trabalho de Conclusão de Curso
Fale com a Graduação do IFSC
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..