Manual do Ingressante IFSC

Bem-vindo(a) ao Instituto de Física de São Carlos!

Tenha sempre em mãos o seu NÚMERO USP.

Horário de Atendimento do Serviço de Graduação:

  • Segunda à sexta-feira: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h.
  • Terças-feiras: das 18h às 21h, apenas em dias letivos.

A equipe do Serviço de Graduação estará sempre a disposição para ajudá-lo(a).

Telefones: (16) 3373-9775 / 3373-8099
E-mail: grad@ifsc.usp.br

Informações rápidas – clique aqui!

 

Informações sobre o IFSC e os cursos:

  1. Programação da Semana de Recepção aos Calouros - IFSC
  2. Coordenadores dos cursos

    CursoCoordenador(a)
    FísicaProf. José Fabian Schneider
    Física ComputacionalProfa. Tereza Cristina da Rocha Mendes
    Ciências Físicas e BiomolecularesProf. Alessandro Silva Nascimento
    Licenciatura em Ciências ExatasProfa. Cibelle Celestino Silva
  3. Horários de aulas

    Horários das Aulas/disciplinas no 1º semestre de 2019 para os cursos:

  4. Horários de ônibus entre as Áreas 1 e 2 do Campus

    Os alunos têm à disposição, durante o período letivo, duas linhas de ônibus que fazem a conexão diária entre às áreas 1 e 2 do Campus da USP-São Carlos.

    Clique aqui para consultar os horários das linhas.

  5. Grades curriculares
  6. Mapas do IFSC
  7. Calendário IFSC
  8. Programa de Tutoria do IFSC

    O Programa de Tutoria para os alunos de graduação tem como principal objetivo aumentar a integração dos alunos com o IFSC. Os tutores poderão ajudar discutindo e auxiliando nas dificuldades dos alunos, não somente em relação ao seu aproveitamento no curso, mas também em relação a sua estadia em São Carlos. Dúvidas em relação ao seu curso; tempo ideal de formação; melhor maneira de realizar os estudos; iniciação científica e etc, poderão ser esclarecidas também.

    Em síntese este programa poderá ajudar o aluno a se integrar na vida acadêmica por meio da orientação de um professor que o auxiliará a planejar ações que facilitem o seu desempenho acadêmico na Universidade.

  9. Instruções e Tutoriais:

  10. Senha única e E-mail institucional @USP

    Criação de sua Senha Única

    Acesse o endereço http://id.usp.br, em “Primeiro Acesso”, informe seu Número USP, o e-mail alternativo e siga os passos de validação para criar sua senha única. Seu número USP e seu e-mail alternativo foram enviados pela Pró-Reitoria de Graduação para o seu e-mail pessoal. Se você mudou seu e-mail após sua inscrição no vestibular ou no processo seletivo, dirija-se ao Serviço de Graduação  para cadastrar um novo e-mail que deverá ser utilizado na criação de sua senha única.

    Criação do e-mail Institucional

    Entre novamente em http://id.usp.br utilize o botão “Autenticar” com sua senha única para criar seu e-mail @usp.br.Após a criação do e-mail institucional, o acesso deve ser realizado por meio do endereço http://email.usp.br

    Todas as comunicações entre a USP e o aluno serão feitas através do e-mail institucional.

    Salientamos a extrema importância de que você mantenha sob controle sua caixa postal, pois todas as mensagens de seu interesse acadêmico serão enviadas apenas para este e-mail.

    Em caso de dúvidas, acesse o FAQ do STI-USP.

  11. Sistema Júpiter - Acesso

    O Júpiter é o sistema responsável pelo gerenciamento da Graduação na USP. É o principal sistema da Universidade, utilizado por alunos, docentes e funcionários da Graduação.

    Após a criação da senha única, você poderá acessar o sistema Júpiter disponível  em: http://uspdigital.usp.br.

    Entretanto, isso dependerá de alguns procedimentos da efetivação de sua matrícula.

    Em caso de dúvidas, acesse o FAQ do STI-USP.

  12. Consultar as suas turmas no Júpiter

    1. Para consultar em qual turma de cada disciplina você está matriculado(a), acesse “Grade Horária” no menu “Matrícula”.

  13. Cartão USP

    Os cartões USP definitivos deverão ser solicitados no sistema Júpiter, pelos próprios alunos, a partir de 07/03/2019.

    O cartão provisório valerá até abril de 2019. A partir do momento da ativação do cartão definitivo, não será mais possível utilizar o cartão provisório nos RU.

    O cartão USP é o cartão de identificação do aluno USP.  No ato da matrícula, o ingressante recebe um cartão USP provisório, válido apenas até o mês de abril, e antes do vencimento o aluno deve solicitar o cartão definitivo pelo Sistema Júpiter.

    1. Para solicitar o cartão USP definitivo, acesse o sistema Júpiter, clique em “Cartões USP” no menu lateral esquerdo.
    2. Clique em “Incluir/ Alterar foto” e verifique se já há uma foto carregada. Se não houver, você deverá inserir uma foto, de preferência com fundo branco e de boa qualidade, e em seguida clicar em “Nova solicitação”. A inclusão/alteração da foto só poderá ser autorizada se a solicitação do cartão tiver sido feita.
    3. Na solicitação do primeiro cartão, o único motivo disponível é “Novo Cartão” e basta salvar para que seu pedido seja enviado para aprovação do Serviço de Graduação.
    4. Você pode consultar a situação do seu pedido em “Listar solicitação”. Você também receberá um e-mail do Sistema Júpiter no momento em que o cartão estiver disponível na Unidade para retirada. Após a retirada do cartão, é necessário ativá-lo para carregar créditos do Restaurante Universitário.

  14. e-Card (Carteirinha Digital USP)

    O e-Card USP (Carteirinha Digital USP) é um aplicativo disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP.  Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade, incluindo o Rucard, que é o sistema de controle de restaurante.  Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível. A conferência de fotos de identificação nos restaurantes continua existindo da mesma forma como é feita com a carteirinha física.

    Os alunos ingressantes terão acesso ao e-Card USP no momento que receberem seu número institucional, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas.

    Veja mais informações em http://www.prg.usp.br/?p=27481

  15. Adquirir créditos do Restaurante pela internet ou celular

    O sistema Rucard possibilita ao usuário comprar créditos pela internet, ou pelo aplicativo Cardápio USP para celular, e efetuar o pagamento por meio de boleto bancário.

    Para mais detalhes sobre como gerar os créditos pela internet ou pelo aplicativo Cardápio USP, acesse http://cetilq.sti.usp.br/competencias/rucard/

  16. Júpiter em vídeos

    Tutoriais do Sistema Júpiter em vídeo

    Encontra-se disponível para os alunos na página da Pró-Reitoria de Graduação vídeos explicativos sobre telas do Sistema Júpiter.

    Tire suas dúvidas! Acesse o site:  http://www.prg.usp.br/?p=20746

  17. Rede sem fio

    A rede sem fio EDUROAM está disponível em diversos lugares do mundo nas instituições de ensino e/ou pesquisa que aderiram ao projeto.Nesses locais, os membros da comunidade USP poderão utilizar as mesmas credenciais/senha do http://uspdigital.usp.br (Júpiter, Janus, Marte, etc) para acessar a internet através da rede sem fio eduroam. É importante preencher @usp.br no campo de login. Isto é, caso seu número USP seja 1234567, no campo de login preencha 1234567@usp.br. Isso é fundamental para que você consiga utilizar a rede eduroam fora da USP.

    Para se conectar à rede sem fio EDUROAM, veja como fazer a configuração para instalá-la  em seu dispositivo móvel no site http://eduroam.usp.br

  18. Bilhete USP

    O Bilhete USP BUSP é um cartão que permite a alunos e funcionários da Universidade pegarem as linhas Circulares que ligam a Cidade Universitária até o Metrô Butantã.

    São duas linhas de ônibus urbano normais da São Paulo Transporte – SPTRANS porém quem tem este bilhete não paga a passagem.

    Sistema de Circulares na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, com duas linhas de ônibus, administradas pela São Paulo Transportes (SPTrans). As duas linhas farão a ligação entre a Cidade Universitária e a Estação Butantã do Metrô e poderão ser utilizadas gratuitamente por alunos com a implantação do chamado Bilhete USP.

    Os ônibus terão identificação própria, com logo da USP, e aceitarão o Bilhete USP, que terá um chip de reconhecimento acoplado ao número USP e ao nome do usuário.

    Qual o itinerário das linhas?

    O itinerário adicionará ao trajeto do Circular operado pela USP a Av. Afrânio Peixoto, Rua Alvarenga, Rua Sapetuba, Rua Camargo e Rua MMDC, até o terminal do Metrô Butantã.

    Qual o horário de funcionamento dessas linhas?

    O funcionamento é ininterrupto (incluindo finais de semana, feriados e durante a noite).

    Como solicitar meu Bilhete USP?

    Alunos que tiverem interesse no uso dessa linha de ônibus deverão procurar as Seção de Alunos de Graduação de sua Unidade. Todos devem estar munidos da Carteira de Identidade (RG) para atualização do cadastro junto aos Sistemas USP.

  19. Informações gerais:

  20. Manual do Calouro da USP
  21. Calouros 2019 - Campus de São Carlos
  22. Auxílios e Bolsas

    PROGRAMA DE  APOIO À PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO ESTUDANTIL – PAPFE

    PROGRAMA DE SUPORTE AOS ESTUDANTES INGRESSANTES – SEI

    EDITAL –  2019

     

    Dispõe sobre a operacionalização dos Programas

    de Apoio à Permanência e Formação Estudantil e o

    de Suporte aos Estudantes Ingressantes da

    Universidade de São Paulo para o ano de 2019.

     

    DOS PROGRAMAS

    Os Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE -e o de Suporte aos Estudantes Ingressantes – SEI– integram a política de permanência da USP e visam a atender alunos de graduação regularmente matriculados com auxílios, inclusive financeiro, desde que classificados com perfil de prioridade no processo de avaliação socioeconômica.

    A operacionalização dos dois Programas é realizada pela Superintendência de Assistência Social – SAS, no campus Butantã, Quadrilátero Saúde e campus de Lorena, e pelas Prefeituras dos campi USP do interior e da EACH.

    As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por meio eletrônico, acessando o Sistema Jupiterweb (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb). Não serão aceitas inscrições em papel e fora dos referidos prazos presentes neste Edital.

     

    1. DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO ESTUDANTIL

    O PAPFE disponibiliza auxílios para os quais os alunos interessados são classificados socioeconomicamente por meio de critérios unificados e pré-estabelecidos pela Comissão de Avaliação de Critérios de Concessão de Bolsa, a qual integram Assistentes Sociais representantes de todos os campi.

    Público-alvo

    Os auxílios que compõem o PAPFE destinam-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da USP, veteranos e ingressantes, desde que inscritos corretamente no PAPFE no período estabelecido no presente Edital (cronograma do PAPFE) e classificados socioeconomicamente com perfil de prioridade.

    Os estudantes intercambistas regularmente matriculados poderão ser atendidos, desde que inscritos no PAPFE no período estabelecido no presente Edital e classificados socioeconomicamente com perfil de prioridade.

    Os auxílios destinam-se exclusivamente aos alunos que não possuem título de Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura, obtidos em quaisquer instituições de ensino do Brasil ou do Exterior, exceto para estudantes da USP matriculados em cursos de graduação que apresentam a opção bacharelado e licenciatura.

    Auxílios

    Os auxílios que compõem o PAPFE são os seguintes:

    • Apoio-Moradia: vaga em moradia estudantil ou auxílio financeiro
    • Auxílio-Alimentação
    • Auxílio-Livros
    • Auxílio-Manutenção-EACH-USP Leste
    • Auxílio-Transporte (apenas para alunos dos campi do Interior)

    É importante ressaltar que os auxílios financeiros e de transporte não são cumulativos.

    As vagas em moradia estudantil terão preenchimento prioritário e são limitadas. Os estudantes classificados com prioridade 1 (P1) e não contemplados com vaga em moradia concorrerão ao auxílio financeiro.

    Duração dos auxílios

    Os auxílios têm duração máxima de até 12 (doze) meses, estando sujeitos a reavaliação socioeconômica a qualquer momento durante o período de suas vigências.

    O período de vigência é de maio de 2019 a abril de 2020.

    Os auxílios livros, transporte e manutenção-EACH-USP Leste são pagos apenas nos meses letivos.

    Inscrição

    As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, por meio eletrônico, via Sistema Jupiterweb, (https://uspdigitalusp.br/jupiterweb) e os documentos comprobatórios da situação socioeconômica informada no formulário deverão ser anexados dentro dos prazos estipulados no presente Edital.

    A entrega da documentação completa com o formulário preenchido é de inteira responsabilidade do aluno.

    Os documentos consistem em:

    • comprovantes de renda e despesas mensais familiares e próprias
    • declarações de imposto de renda
    • comprovantes de escolaridade do aluno (ensino fundamental e médio)
    • comprovantes de condições habitacionais e de propriedades de bens móveis e imóveis da família.

    Eventualmente, outros documentos poderão ser solicitados pelos Serviços Sociais.

    Não serão aceitas inscrições em papel e fora dos referidos prazos presentes neste Edital.

    Classificação socioeconômica

    O processo de classificação socioeconômica é realizado pelos Serviços Sociais dos campi, utilizando critérios unificados pré-estabelecidos pela Comissão de Avaliação de Critérios de Concessão de Bolsas e aprovados pela Comissão Gestora do PAPFE da Universidade de São Paulo.

    A utilização dos critérios resulta na classificação do Perfil de Necessidade dos estudantes, a saber:

    • Perfil 1 (P-1) – aluno com alta necessidade de apoio para assegurar condições de permanência na Universidade.
    • Perfil 2 (P-2) – aluno com média necessidade de apoio para assegurar condições de permanência na Universidade.
    • Perfil3 (P-3) – aluno com baixa necessidade de apoio para assegurar condições de permanência na Universidade.

    É importante ressaltar que os estudantes de Perfil de Necessidade 1 (P1) terão prioridade na concessão dos auxílios.

    Divulgação dos resultados

    A divulgação dos resultados é feita somente após a aprovação da Comissão de Gestão do PAPFE ou dos órgãos/Unidades   de Ensino responsáveis pela disponibilização dos auxílios. O resultado final é disponibilizado no Sistema Jupiterweb, ao qual os alunos têm acesso com senhas pessoais.

    Toda comunicação com o aluno será feita por meio do correio eletrônico institucional USP (…@usp.br). A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por mensagens não lidas. Assim, é imprescindível que o endereço institucional seja mantido ativo.

    Concessão e Pagamentos dos Auxílios

    A concessão dos auxílios terá início a partir do aceite nos Termos de Compromissos, via Sistema Jupiterweb, pelo aluno selecionado, obedecendo os regramentos específicos.

    Solicita-se especial atenção às datas limites que serão amplamente divulgadas e informadas por meio do e-mail institucional USP.

    O pagamento está vinculado ao aceite dos Termos de Compromissos e será feito exclusivamente por meio de conta corrente cadastrada no Sistema Jupiterweb em nome do aluno em qualquer agência do Banco do Brasil.

    Revisão de resultados

    Alunos classificados no PAPFE e que não foram contemplados poderão, a seu critério, apresentar solicitação de revisão aos Serviços Sociais dos campi, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a data de divulgação do resultado final.

    Não serão aceitos recursos fora do prazo máximo estabelecido neste Edital (29/04/2019).

    Suspensão e Cancelamento dos Auxílios

    Todos os auxílios poderão ser suspensos ou cancelados, a qualquer momento, se ocorrer:

    • melhoria na situação socioeconômica apresentada por ocasião da concessão
    • abandono temporário ou definitivo no curso
    • trancamento de matrícula ou transferência de campus
    • suspensão de atividades escolares
    • comprovação de falsificação de documentos
    • omissão de dados socioeconômicos
    • conclusão do curso antes do término da bolsa ou apoio /auxílio
    • Alteração do perfil socioeconômico inicial após análise dos documentos comprobatórios.

    Situações não previstas no presente Edital serão analisadas pelos Serviços Sociais dos campi e, quando necessário, encaminhadas para apreciação em outras instâncias deliberativas da USP.

    CRONOGRAMA DO PAPFE

    Etapas Período
    Período de inscrições para alunos veteranos 10/12/2018 a 27/01/2019
    Período de inscrições para alunos ingressantes 28/01/2019 a 25/03/2019
    Data máxima para divulgação do resultado final 22/04/2019
    Prazo máximo para apresentação de recurso 29/04/2019

     

    1. DO PROGRAMA DE SUPORTE AOS ESTUDANTES INGRESSANTES

    O Programa de Suporte aos Estudantes Ingressantes (SEI) é uma iniciativa da Universidade de São Paulo na busca de rapidamente acolher os alunos ingressantes classificados com perfil de prioridade no processo de avaliação socioeconômica. Para ter direito aos auxílios do Programa SEI é necessário que o estudante se inscreva no PAPFE, após a conclusão de sua matrícula virtual.

    Tipos de Auxílios

    O Programa de Suporte aos Estudantes Ingressantes consiste em:

    • Vaga em alojamento coletivo provisório (as vagas são limitadas), disponíveis somente nos campi Butantã e de Ribeirão Preto, ou auxílio financeiro.
    • Auxílio Alimentação.

    Os auxílios destinam-se exclusivamente aos alunos ingressantes em 2019 e matriculados em cursos de Graduação da USP e que não possuem título de Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura, obtidos em quaisquer instituições de ensino do Brasil ou do Exterior.

    Inscrições e divulgação dos resultados

    Os estudantes ingressantes matriculados devem acessar o Sistema Jupiterweb (https://uspdigitalusp.br /jupiterweb) para ter acesso ao processo de inscrição no PAPFE.

    Os ingressantes inscritos no PAPFE concorrerão automaticamente ao SEI, desde que efetuem a inscrição corretamente no período estabelecido neste edital e classificados socioeconomicamente.

    Os auxílios concedidos poderão ser cancelados, a qualquer momento, no caso de alteração do perfil socioeconômico inicial, após análise do preenchimento do questionário e documentos comprobatórios pelos Serviços Sociais.

    A divulgação do resultado final será disponibilizada no Sistema Jupiterweb, ao qual os alunos têm acesso com senhas pessoais.

    Toda comunicação com o aluno será feita por meio do correio eletrônico institucional USP (….@usp.br). A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por mensagens não lidas. Assim, é imprescindível que o endereço institucional seja mantido ativo.

    Concessão e pagamento

    À concessão dos auxílios terá início a partir do aceite no Termo de Compromisso do Programa SEI, via Sistema Júpiterweb, pelo aluno selecionado. O pagamento será feito exclusivamente por meio de conta corrente cadastrada no Sistema Jupiterweb em nome do aluno em qualquer agência do Banco do Brasil.

    Duração

    O Programa SEI terá validade para os meses de março e/ou abril de 2019, a depender do período de inscrição do estudante ingressante.

    CRONOGRAMA

    Programa de Suporte aos Estudantes Ingressantes – SEI

     

    III. DISPOSIÇÕES FINAIS

    Casos omissos no presente Edital serão analisados em 1º instância pela Superintendência de Assistência Social (campus Butantã, Quadrilátero Saúde e campus de Lorena) e Prefeituras da EACH e campi /USP do interior e em 2º instância pela Comissão de Gestão do PAPFE.

     

    São Paulo, 10 de dezembro de 2018.

    Jornal da USP – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS BOLSAS

    Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE)

    Bolsas acadêmicas

  23. Prevenção de Segurança
  24. Disque-trote

    Sua recepção na Universidade não foi tão boa? Qualquer tipo de manifestação estudantil que envolva agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora da USP, devem ser denunciadas. A USP disponibiliza os seguintes canais para atender esse tipo de ocorrência:

    Disque-Trote:
    0800-012 10 90

    Atendimento: segunda a sexta-feira,
    das 9 às 21 horas

    Atendimento on-line: via e-mail (disquetrote@usp.br) ou aplicativo*
    *será disponibilizado em breve na AppStore e no Google Play

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  25. Código de Ética
  26. Links úteis
  27. Gestão Ambiental

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