29 de maio de 2024

Passaporte para a Ciência Aberta: guia prático para estudantes de doutorado

Saiba mais: https://www.acessoaberto.usp.br/passaporte-para-a-ciencia-aberta

Passport For Open Science é um guia concebido para acompanhar os estudantes de doutoramento em todas as etapas da sua carreira de investigação, qualquer que seja a sua área disciplinar. Fornece um conjunto de ferramentas e boas práticas que podem ser implementadas diretamente. Uma contribuição da organização Ouvrir la science. Esta é uma tradução livre do texto apresentado.

Preâmbulo

A ciência aberta nasceu das novas oportunidades que a revolução digital ofereceu para a partilha e divulgação de conteúdos científicos. Consiste essencialmente em tornar os resultados da pesquisa acessíveis a todos/as, eliminando quaisquer barreiras técnicas ou financeiras que possam dificultar o acesso às publicações científicas. Envolve também a abertura de “caixas pretas” dos pesquisadores contendo os dados e métodos utilizados pelas publicações para os partilhar tanto quanto possível.

Escolher a ciência aberta significa, antes de tudo, afirmar que a pesquisa que é financiada principalmente por fundos públicos deve comunicar os seus resultados ao público com o máximo de detalhe possível.

A abertura é uma condição necessária para a reprodutibilidade dos resultados científicos e para a garantia de pesquisas mais bem documentadas e fundamentadas. A partilha reforça a natureza cumulativa da ciência e incentiva o seu progresso.

, ,
Serviço de Biblioteca e Informação