1 de agosto de 2023

Pesquisa revela que 95,7% das revistas proíbem uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG)

É o que afirmam os autores do preprint publicado em 21 de julho de 2023 no Repositório arXiv e intitulado Bibliometric Analysis of Publisher and Journal Instructions to Authors on Generative-AI in Academic and Scientific Publishing.

O objetivo da pesquisa foi analisar as normas e orientações fornecidas aos autores sobre o uso de ferramentas baseadas em Generative-AI (IAG), Generative Pretrained Models (GPTs) e Large Language Models (LLMs) nas 100 principais editoras e periódicos acadêmicos de ciências. Para realizar este estudo, foram examinados os sites desses editores e periódicos no período entre 19 e 20 de maio de 2023.

Por: Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais – DGDICD – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais  – ABCD – USP

Confira a matéria completa: https://www.abcd.usp.br/informa/revistas-proibem-uso-de-inteligencia-artificial-generativa-iag/

Serviço de Biblioteca e Informação
"Prof Bernhard Gross"