7 de março de 2023

O limiar da biblioteca: o uso da IA que chegou para mudar

“Se com o avanço dos acervos digitais a biblioteca, instituição física, foi colocada em xeque, a chegada de serviços que usam robôs com Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na busca dos usuários e, até mesmo, fornecer respostas precisas com base em levantamentos em bancos de dados infinitos, a biblioteca como conhecemos, com acervo local, prédio, profissional responsável e usuário, chegou ao seu limiar.”

“A pergunta que surge: qual o impacto dessas tecnologias para as bibliotecas? O questionamento é amplo porque tal cenário impacta essas instituições de modos diferentes.”

“Seguindo a proposta do ciclo de produção científica, uma pesquisa acontece partindo de uma inquietação, passa pelo uso de um referencial teórico construído por pares e, por fim, é elaborado um pensamento crítico que retorna ao ciclo. Nesse caso, onde está o momento que o pesquisador faz contato com um serviço de busca ou formulação de respostas que utilize uma IA? No momento da busca? Ou no momento de formulação do seu pensamento crítico que resulta em uma nova produção científica? A identificação desse cenário se coloca como um desafio a atender. Atrelado a isso, as bibliotecas universitárias passarão a incorporar em seus acervos registros de produção acadêmica gerados por máquinas. Os bibliotecários não têm a competência, nem é seu trabalho, fiscalizar os conteúdos das obras. Então, será cada vez mais necessária uma análise prévia e criteriosa das bancas avaliadoras para que tais textos possam ser divulgados e que de fato sejam contribuições originais à comunidade científica.”

“O que cabe às bibliotecas nesse cenário? Novamente, cada seguimento específico deverá tratar as respostas para os seus problemas. O que podemos identificar em comum é a necessidade de que profissionais busquem formas de trabalhar com seus públicos de modo a instigar a capacidade de investigação e o uso dos recursos disponibilizados em cada instituição.”

Estes são trechos da matéria publicada no Jornal da USP no dia 02 de março de 2023, por Leonardo da Silva de Assis, pesquisador do Laboratório de Cultura, Informação e Sociedade (Lacis) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. (1)

== REFERÊNCIA ==

(1)  ASSIS, Leonardo da Silva de. O limiar da biblioteca: o uso da IA que chegou para mudar. Jornal da USP, 02 mar. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=612744 Acesso em: 07 mar. 2023.

Serviço de Biblioteca e Informação
"Prof Bernhard Gross"