Guia de Indexação de Conteúdos no Google Acadêmico 2025
Link: https://www.abcd.usp.br/
Esta documentação descreve a tecnologia por trás da indexação de sites com artigos acadêmicos no Google Acadêmico. É uma tradução livre do conteúdo disponível no Google Scholar.
Este Guia foi escrito para TODOS que gostariam que seus artigos fossem incluídos adequadamente nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico (Google Scholar).
Ler este guia é importante para autores, pesquisadores, editores, gestores de Repositórios, Portais, Bibliotecas Digitais e bibliotecários.
== Orientações gerais ==
Informações técnicas detalhadas são úteis se você estiver tentando corrigir um erro na indexação do seu próprio site, acompanhar a atualização de registros de suas publicações ou se precisar ter certeza de que seu produto de hospedagem de artigos é compatível com os serviços de pesquisa do Google e do Google Acadêmico.
Autores Individuais
Se você for um autor individual, funciona melhor simplesmente carregar seu artigo para seu site, por exemplo, www.example.edu/~professor/
- o texto completo do seu artigo está em um arquivo PDF que termina com “.pdf”,
- o título do artigo aparece em fonte grande no topo da primeira página,
- os autores do artigo são listados logo abaixo do título em uma linha separada, e
- há uma seção de bibliografia intitulada, por exemplo, “Referências” ou “Bibliografia” no final.
Pronto! Nossos robôs de busca normalmente devem encontrar seu artigo e incluí-lo no Google Acadêmico em algumas semanas.
Entretanto, caso seja uma correção de um artigo que já estava incluído, saiba que a atualização dos dados geralmente levará de 6 a 9 meses a partir do momento em que você os fornecer em seu site.
Se isso não funcionar, você pode (1) ler diretrizes técnicas mais detalhadas nesta documentação ou (2) verificar se seu repositório institucional local já está configurado para indexação no Google Acadêmico e enviar seus artigos para lá.
Repositórios Universitários
Se você for um repositório universitário, recomendamos que use a versão mais recente dos softwares Eprints (eprints.org), Digital Commons (digitalcommons.bepress.com) ou DSpace (dspace.org) para hospedar seus artigos. Se você usa um produto ou serviço de hospedagem menos comum, ou uma versão mais antiga deles, leia toda esta documentação e certifique-se de que seu site atende às nossas diretrizes técnicas.
Editores de periódicos
Se você publicar um pequeno número de periódicos, considere usar um dos serviços de hospedagem de periódicos estabelecidos, por exemplo, Atypon, Highwire, Ingenta e Silverchair. Agregadores que hospedam muitos periódicos em um único site, como JSTOR ou SciELO, geralmente também funcionam, mas verifique com seu agregador para ter certeza de que eles suportam indexação de texto completo no Google Acadêmico. Como alternativa, se você tiver a experiência técnica para gerenciar seu próprio site, recomendamos o software Open Journal Systems (OJS) que está disponível para download no Public Knowledge Project (PKP).
Se você usa um serviço de hospedagem de periódicos menor ou mantém seu próprio site personalizado, leia toda esta documentação e certifique-se de que seu site atenda às nossas diretrizes técnicas.
== Diretrizes de conteúdo ==
O Google Acadêmico inclui artigos acadêmicos de uma ampla variedade de fontes em todos os campos de pesquisa, todos os idiomas, todos os países e em todos os períodos de tempo. É provável que sua coleção de artigos de pesquisa seja uma adição bem-vinda ao índice. Para ser considerado para inclusão, o conteúdo do seu site precisa atender aos dois critérios básicos.
1. Trabalhos acadêmicos e teses
O conteúdo hospedado no seu site deve consistir principalmente de artigos acadêmicos – artigos de periódicos, artigos de conferências, relatórios técnicos ou seus rascunhos, dissertações, pré-impressões, pós-prints ou resumos. Conteúdo como notícias ou artigos de revistas, resenhas de livros e editoriais não é apropriado para o Google Acadêmico. Documentos maiores que 5 MB, como livros e dissertações longas, devem ser enviados para a Pesquisa de Livros do Google; o Google Acadêmico inclui automaticamente trabalhos acadêmicos da Pesquisa de Livros do Google.
2. Mostrando resumos
Os usuários clicam no seu site para ler seus artigos. Para ser incluído, seu site deve disponibilizar gratuitamente o texto completo dos artigos ou seus resumos completos escritos pelo autor e ser fácil de ver quando os usuários clicam em seus URLs nos resultados de pesquisa do Google. Seu site não deve exigir que os usuários (ou robôs de pesquisa) façam login, instalem software especial, aceitem isenções de responsabilidade, descartem anúncios pop-up ou intersticiais, cliquem em links ou botões ou rolem a página para baixo antes que possam ler o resumo completo do artigo. Sites que mostram páginas de login, páginas de erro ou dados bibliográficos vazios sem resumos não serão considerados para inclusão e podem ser removidos do Google Acadêmico.
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/