30 de abril de 2021

Plataformas de repositório de dados: um primer

O compartilhamento de dados pode ser valioso por diversas razões. Ele permite a replicação de análises e resultados, estimula outras pesquisas  a partir de dados pré-existentes, melhora os métodos de coleta de dados por meio da averiguação de outros e incentiva amplamente perspectivas alternativas que podem promover uma diversidade de análises e conclusões. Além disso, o compartilhamento de dados de pesquisa contribui para o conhecimento da sociedade e pode evitar a duplicidade dos esforços de coleta de dados por outros pesquisadores, permitindo que trabalhem com dados pré-existentes. Particularmente durante a pandemia COVID-19, quando o corpo docente encontra desafios na realização de pesquisas com dados recém-gerados, aproveitar os dados que já foram coletados e analisados pode ser particularmente útil. Muitos pesquisadores avaliam esses benefícios em relação aos desafios mencionados, juntamente com os mandatos dos financiadores, ao determinar se e como depositar seus dados.

Por: Acesso Aberto USP

, ,