13 de dezembro de 2023

Repositórios Europeus: estado atual e desafios – relatório 2023

A Ciência Aberta está inaugurando um novo paradigma para a pesquisa; um em que todos os pesquisadores têm acesso sem precedentes ao corpus completo de pesquisa para análise, mineração de texto e dados, e outros novos métodos de pesquisa. Um pré-requisito para alcançar essa visão é uma rede forte e funcional de repositórios que fornece acesso humano e mecânico à ampla gama de resultados de pesquisas.

Exigirá a transição de repositórios de serviços institucionais isolados rumo à visão na qual os repositórios fazem parte de uma infraestrutura distribuída e globalmente conectada para a comunicação científica, além de quais camadas de serviços de valor agregado podem ser implantadas.

Em janeiro de 2023, OpenAIRE, LIBER, SPARC Europe e COAR lançaram uma parceria estratégia destinada a reforçar a rede europeia de repositórios. Por meio desta estratégia, essas organizações estão empenhadas em trabalhar em conjunto – e com outras organizações – para desenvolver e executar um plano que irá controlar, reforçar e melhorar os repositórios na Europa.

Como primeiro passo, um levantamento do panorama dos repositórios europeus foi realizado em fevereiro-março de 2023. Esta é uma tradução livre de alguns destaques do Relatório e seus resultados [1].

A pesquisa teve 394 respostas de repositórios em 34 países. Verificou-se que, coletivamente, os repositórios europeus adquirem, preservam e fornecem acesso aberto a dezenas ou possivelmente centenas de milhões de resultados de pesquisa valiosos e representam infraestruturas críticas sem fins lucrativos no panorama europeu da ciência aberta.

Eles são usados para compartilhar artigos que podem ser pagos em revistas publicadas, mas também para proporcionar o acesso a uma grande variedade de outros tipos de resultados de investigação, incluindo: dados de pesquisa, teses/dissertações, artigos de conferência, preprints, código, e assim por diante.

[1] Current State and Future Directions for Open Repositories in Europe. OpenAIRE, LIBER, SPARC Europe, and COAR, December 2023. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/12/Report-of-European-repositories-survey-2023-2.pdf Acesso em: 13 dez. 2023.

Por: ABCD – USP

Confira a matéria completa:

,
Serviço de Biblioteca e Informação