15 de fevereiro de 2023

O efeito ChatGPT baseado em Inteligência Artificial e o ensino nas Universidades

Um recente artigo publicado no jornal The New York Times chamou a atenção dos leitores para um fato irrefutável: o uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial que criam textos via máquina está ganhando espaço nas escolas e universidades, levando-as a reestruturar seus cursos de escrita e a tomar medidas preventivas contra a possibilidade de plágio em massa.

Em muitas universidades no mundo e seus professores, pesquisadores e administradores estão preocupados com a disponibilidades dessas ferramentas e o impacto na escrita científica e acadêmica. Diversas instituições de ensino e pesquisa estão começando a remodelar as atividades em salas de aula em resposta ao ChatGPT , “o que pode desencadear uma grande mudança no ensino e na aprendizagem. Alguns professores estão reformulando completamente seus cursos, fazendo mudanças como mais exames orais, trabalhos em grupo e avaliações manuscritas em vez de digitadas. As iniciativas fazem parte de uma luta em tempo real contra uma nova onda de tecnologia conhecida como  inteligência artificial generativa” [1]

Entretanto, a questão central nos parece ser como podemos tirar proveito dessas ferramentas sem comprometer a qualidade do ensino e da pesquisa nas escolas e universidades?

O caminho na Universidade de São Paulo já tem uma direção e ela passa pela formação dos estudantes com ênfase na ética e na integridade, investimento no aprimoramento da escrita e redação científica e acadêmica, ampliação do uso de plataformas de prevenção de plágio como o Turnitin por docentes em conjunto com as bibliotecas, em benefício dos estudantes e pesquisadores, além da adoção de ferramentas como o Crossref Similarity Check iThenticate , destinado à identificação de similaridade de textos em artigos e itens publicados em Revistas da Universidade. Ambas as ferramentas são assinadas pela USP desde 2016 por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).

== REFERÊNCIA ==

[1] HUANG, Kalley. El efecto ChatGPT: las universidades cambian sus métodos de enseñanza. The New York Times, 18 enero 2023.

Por:  Elisabeth Dudziak (ABCD – USP)

Confira a matéria completa em: https://www.abcd.usp.br/noticias/ia-e-o-ensino-nas-universidades/

Serviço de Biblioteca e Informação
"Prof Bernhard Gross"