O Serviço de Biblioteca e Informação do Instituto de Física de São Carlos teve sua origem no Departamento de Física Geral e Experimental da Escola de Engenharia de São Carlos-EESC. Com o passar dos anos, o volume de trabalhos científicos desenvolvidos naquele Departamento justificava plenamente sua emancipação, tornando-o unidade autônoma. Em 1971, foi criado o Instituto de Física e Química de São Carlos formado por dois novos Departamentos: o Departamento de Física e Ciência dos Materiais e o Departamento de Química e Física Molecular, com suas respectivas Bibliotecas. O acervo dessas Bibliotecas foi, em grande parte, formado pela transferência de material bibliográfico da Biblioteca da EESC. Em 25.09.1981, com o objetivo de normalização, padronização dos serviços e a integração e representação das Bibliotecas com o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, criado em 08 de julho de 1981, foi instituída a Biblioteca do Instituto de Física e Química de São Carlos, incorporando também a Biblioteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural, criada em 30.05.1980. Essa medida favoreceu um atendimento mais eficaz aos seus usuários, mas não a centralização de seus acervos, pois os mesmos continuaram alocados em seus Departamentos. Em 05.03.1986, devido ao expressivo volume do seu acervo, área, número de usuários e variedade na prestação de serviços, a Biblioteca do IFQSC teve sua estrutura alterada para nível de Serviço, de acordo com os padrões estabelecidos pelo SIBI-USP. Em 17.05.1994, com a divisão do Instituto de Física e Química de São Carlos em Instituto de Física e Instituto de Química, as Bibliotecas dos Departamentos passaram a pertencer a cada Instituto, respectivamente. Em 2001, com o apoio da direção e docentes do IFSC, foi possível, com recursos da própria Universidade, a construção de um novo prédio, no qual a Biblioteca ocupa uma área de 1.560m2. Com recursos provenientes de projetos de infraestrutura apoiados pela FAPESP, esse espaço foi otimizado com a proposta de um layout cuidadosamente planejado e, em 2002, em homenagem ao Prof. Bernhard Gross, a Biblioteca passou a ser designada Serviço de Biblioteca e Informação Prof. Bernhard Gross. Seu espaço passou a contemplar ambientes para estudo em grupo e individual, sala de pesquisa, sala para audiovisual, área apropriada para leitura de novos periódicos e áreas adequadas para o acervo e serviços. Esses investimentos permitiram um uso mais eficiente do excelente acervo de nossa Biblioteca, proporcionando melhores condições aos nossos usuários no desenvolvimento de seus estudos e pesquisas. A manutenção e a atualização do acervo sempre foram motivos de preocupação constante da direção do Instituto, corpo docente e da Biblioteca. Desde sua criação, foram solicitados recursos às agências de fomento para aquisição de material bibliográfico, complementando assim, os investimentos feitos pela Universidade. Em sua maioria, os recursos eram obtidos junto às agências BNDE/FUNTEC, FINEP, CAPES, CNPq e BID, e posteriormente à FAPESP. A manutenção e atualização do acervo, o atendimento ao usuário e a sua satisfação em relação à prestação dos serviços oferecidos pela Biblioteca, fizeram com que se buscasse sempre o aperfeiçoamento através do aprimoramento técnico da equipe e a implementação de novas tecnologias de informação, que permitiram aos nossos usuários acesso mais rápido e
Histórico
preciso à informação e ao documento, contribuindo assim, para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no IFSC. Em 2008, aconteceu o reconhecimento externo da qualidade da sua gestão e dos serviços prestados, com a conquista do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG), conferido pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG). A partir de 2011, com o objetivo de maior interação com os usuários, passamos a usar as redes sociais, compartilhando informações sobre serviços oferecidos, eventos e notícias em geral, através do Facebook e Twitter.
Desde 2010, a Biblioteca participa e é responsável pela organização da Semana da Escrita Científica do IFSC, atualmente Escola de Pesquisadores da USP – Campus de São Carlos, atividade que tem como objetivo auxiliar os usuários na escrita de seus artigos. Tem participado desde 2011 da Semana Integrada do IFSC-SIFSC, ministrando palestras e normalizando o livro de resumos do evento. Em 2012, com o objetivo de fornecer aos usuários mais informações sobre Escrita Científica, participou da Criação do Portal da Escrita Científica do Campus USP de São Carlos, em parceria com as demais Unidades do Campus e o Centro de Informática de São Carlos – CISC, no qual diversas informações e recursos sobre escrita científica estão reunidos e disponíveis para acesso e download.
Em 2014, preocupados em capacitar um maior número de usuários no uso das fontes de informações, desenvolvemos e passamos a oferecer cursos à distância a todos os usuários, utilizando a plataforma Moodle. Os cursos oferecidos foram: “Elaboração de referências para trabalhos acadêmicos”, “Citações em trabalhos acadêmicos” e “Estrutura de trabalhos acadêmicos”. Neste mesmo ano, a Biblioteca coordenou a criação do Repositório do IFSC, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação-DTI-SC e com as Bibliotecas da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – FDRP, Instituto de Ciências Matemática e da Computação – ICMC e Instituto de Química de São Carlos – IQSC, que tem por objetivos a preservação da memória institucional do IFSC e o estabelecimento de mais um canal de divulgação e disseminação das atividades de ensino, pesquisa e extensão nele desenvolvidas. Já em 2017, a Biblioteca consegue atender uma demanda muito importante de seus usuários com a transformação de uma sala de estudo em grupo em sala 24hs. Com frequência intensa dos alunos de graduação e vontade de um melhor acolhimento para aqueles que necessitariam de um horário maior de atendimento da Biblioteca para seus estudos e pesquisas, foi possível em 2018 a adequação de uma grande área do piso térreo da Biblioteca em espaço 24hs, com disponibilização de salas de estudo em grupo, estudo individual e equipamentos. Essa adequação possibilitou a implementação de outros dois projetos: o Coffee Talks e o Momento bem estar na Biblioteca.