Notícias

23 de julho de 2021

Treinamento em jornalismo científico com a Folha

Precisamos de mais jornalistas de ciência

Em 2019, a Agência Bori fez um levantamento que mostrou que, dos 50 mil jornalistas em atuação em redações no Brasil, apenas 250 escrevem sobre ciência, e menos da metade são, de fato, especializados. Ao mesmo tempo, 97% dos cientistas gostariam de divulgar mais seus trabalhos.

Investir no jornalismo científico é fundamental para aumentar a qualidade do debate público sobre ciência e combater a desinformação. Fazer com que a sociedade compreenda a importância da atividade científica – e que ela precisa de tempo, recursos e pluralidade de ideias para alcançar resultados – passa por garantir uma cobertura de ciência ampla e acurada pela mídia.

Por isso, anunciamos um novo apoio do Programa de Divulgação Científica do Serrapilheira voltado ao treinamento em jornalismo científico e de saúde. Conheça abaixo:

6º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha de S. Paulo: inscrições abertas

A Folha, com apoio do Serrapilheira, promove o 6º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde. Esta edição (online e gratuita), coordenada pela jornalista Vera Guimarães Martins, terá duração de três meses, com aulas diárias das 14h às 18h. Podem se inscrever estudantes universitários ou formados de qualquer área.

Os participantes assistirão palestras com cientistas do Brasil e exterior, médicos e especialistas em saúde pública, repórteres e editores da Folha. Também vão aprender, por meio de exercícios e atividades, a escolher uma pauta entre artigos científicos, montar um infográfico didático, escolher fontes confiáveis, escrever de forma acessível sem clichês etc.

São 15 vagas e serão oferecidas três bolsas com ajuda financeira. O critério de diversidade será levado em consideração e a candidatura de pessoas negras é encorajada. As inscrições vão até 2 de agosto neste link.

 

Mas não é só isso: no mês que vem anunciaremos mais dois novos projetos voltados ao treinamento internacional em jornalismo científico. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e assinar nossa newsletter.

 

E um convite: live com Atila Iamarino e Mellanie Fontes-Dutra

Na próxima segunda-feira (26), às 11h, faremos uma live no Instagram com o biólogo Atila Iamarino e a biomédica Mellanie Fontes-Dutra (Rede Análise Covid-19), sobre as vacinas e variantes do coronavírus.

Desde o início da pandemia, Iamarino e Fontes-Dutra vêm se revelando importantes vozes da divulgação científica na disseminação de informações fundamentadas sobre a Covid-19.

A live, mediada por mim, poderá ser assistida nas contas no Instagram do Serrapilheira, de Atila Iamarino e da Rede Análise Covid-19.

 

Um abraço e até a próxima,
Natasha Felizi
Diretora de Divulgação Científica

 

Fale com a Pós-Graduação do IFSC
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..