O Instituto Serrapilheira e o Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas em Austin, nos EUA, anunciam a sua união para fortalecer o jornalismo de ciência no Brasil. O curso “Jornalismo Científico: Da pandemia à crise climática, como melhorar a cobertura científica” vai cobrir meio ambiente, saúde e outros tópicos relacionados à ciência, ensinando habilidades fundamentais que vão ajudar repórteres e editores a melhorar seu trabalho ao lidar com questões científicas.
O curso é voltado para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo ou qualquer pessoa interessada na interseção entre a mídia e ciência. As inscrições estão abertas e as aulas vão de 11 de outubro a 7 de novembro de 2021, ministradas pelo jornalista Thiago Medaglia.
A formação de quatro semanas irá contar com aulas em vídeo, leituras, exercícios, testes e fóruns de discussão. Haverá também a participação de palestrantes convidados.
Saiba mais e inscreva-se aqui.
No Brasil e na América Latina
O Serrapilheira e a Fundação Gabo, organização colombiana criada por Gabriel Garcia Márquez, em parceria com a Unesco, lançaram em agosto o Programa de Formação e Estímulo ao Jornalismo de Ciência. Com o objetivo de fortalecer a cobertura crítica no campo científico, o programa inclui um workshop com o jornalista colombiano Pablo Correa Torres e a concessão de bolsas para produção jornalística para 16 profissionais latino-americanos. Conheça os selecionados.
Jon Cohen: os desafios de cobrir a incerteza
O programa trouxe ainda, para webinar online aberto ao público, o jornalista Jon Cohen, repórter da Science Magazine. Referência na cobertura de ciência, Cohen falou sobre os desafios da área e defendeu a importância do jornalismo científico.
Confira aqui.
Um abraço e até a próxima,
Natasha Felizi
Diretora de Divulgação Científica