1 de abril de 2021

Physics Discussions – 7 de abril, 14h – Prof. Jolien Creighton (University of Wisconsin at Milwaukee)

Ondas gravitacionais são tema do próximo ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions

No dia 7 de abril, quarta-feira, às 14h, será realizado mais um ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions. Na palestra  5 Years of Gravitational Wave Astronomy, o físico convidado, Jolien Creighton, da Universidade de Wisconsin em Milwaukee, apresentará um panorama sobre a pesquisa na área das ondas gravitacionais. Creighton foi presidente do comitê de revisão interna da Ligo Scientific Collaboration (LSC) durante 5 anos (2005–2009), é bibliotecário da Biblioteca de Algoritmos do LIGO/LSC desde 2000, e coordenou várias  bolsas de investigação da National Science Foundation (NSF).

A existência de ondas gravitacionais, previstas na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, foi comprovada indiscutivelmente em 2015, pela detecção direta feita pelo LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), por meio da observação de ondas originadas da fusão de dois buracos negros. Atualmente, o catálogo de detecções conta com 50 eventos, segundo a mais recente atualização das colaborações LIGO, Virgo e Kagra. Em sua palestra, o Prof. Creighton, além de apresentar uma breve introdução sobre o que são ondas gravitacionais e como são detectadas, também discutirá como as descobertas do campo nos últimos anos impactam na compreensão da física fundamental, da astrofísica e da cosmologia.

O Physics Discussions é um colóquio on-line quinzenal que traz cientistas de renome para discutir sobre diferentes temas de Física, com pesquisadores, estudantes de mestrado e de doutorado, além de proporcionar um espaço dedicado para pós-graduandos inscritos que desejem dialogar diretamente com o palestrante sobre sua carreira e pesquisa.

A palestra será transmitida ao vivo pelo Youtube, às 14 horas, e será aberta a todos. Você pode definir um lembrete pelo link: https://youtu.be/Ut1DMlxm5wQ. As sessões de discussão restritas a estudantes de pós-graduação inscritos ocorrerão tanto antes quanto após a apresentação, e serão realizadas por meio da plataforma Zoom. O formulário de inscrição para as sessões de discussão, bem como a programação detalhada do colóquio podem ser acessados na página do evento: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/.

Fale com a Pós-Graduação do IFSC