12 de maio de 2021

Physics Discussions – 19 de maio, 14h – Prof. Leticia Cugliandolo (Sorbonne Univ., Paris)

A termodinâmica de sistemas fora do equilíbrio é o tema do próximo Physics Discussions

A física Letícia Cugliandolo (Sorbonne Univ., Paris) apresentará a palestra “Thermodynamic concepts out of equilibrium: from classical to quantum”, no próximo  ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions que será realizado na quarta-feira, 19 de maio, às 13h40. O Physics Discussions é um colóquio on-line que traz cientistas de renome para discutir sobre diferentes temas de Física com pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado, além de proporcionar um espaço dedicado para pós-graduandos inscritos que desejem dialogar diretamente com o palestrante sobre sua carreira e pesquisa.

Nesta palestra, a pesquisadora identificará uma temperatura efetiva em matéria ativa clássica e sistemas quânticos temperados (quenched) de baixa dimensionalidade e usará esta temperatura para estudar algumas propriedades macroscópicas desses conjuntos. Ao final será discutido como utilizar esses resultados para melhorar a compreensão sobre a física de sistemas fora do equilíbrio.

Letícia Cugliandolo utiliza teoria de campos e física estatística para estudar sistemas termodinâmicos fora do equilíbrio, vidros de spin e sistemas vítreos. Seus estudos em vidros de spin levaram às equações Cugliandolo-Kurchan, que descrevem o comportamento desses sistemas. Em 2015 ela foi agraciada com o prêmio Irène Joliot-Curie Prize para Mulheres na Ciência.

A palestra será transmitida ao vivo pelo Youtube, às 14 horas, no dia 19 de maio, e será aberta a todos. Você pode definir um lembrete acessando a página: https://youtu.be/X6Wvre0D5KU. As sessões de discussão restritas a estudantes de pós-graduação inscritos ocorrerão tanto antes quanto após a apresentação, e serão realizadas por meio da plataforma Zoom. O formulário de inscrição para as sessões de discussão, bem como a programação detalhada do colóquio podem ser acessados na página do evento: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/. O Physics Discussions é uma atividade quinzenal organizada pelo ICTP-SAIFR, um centro de pesquisa em física teórica vinculado ao IFT-UNESP, localizado na cidade de São Paulo.

Fale com a Pós-Graduação do IFSC