9 de junho de 2021

Physics Discussions – 16 de junho, 14h – Eva Nogales (UC Berkeley, USA)

A visualização de moléculas biológicas em alta resolução é tema do próximo ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions

A biofísica Eva Nogales (Univ. Califórnia) apresentará a palestra “Visualizing biological molecules: the cryo-EM revolution” no próximo ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions, que será realizado na quarta-feira, 16 de junho, às 13h40h. O Physics Discussions é um colóquio online que traz cientistas de renome para discutir sobre diferentes temas de Física com pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado, além de proporcionar um espaço dedicado a pós-graduandos inscritos que desejem dialogar diretamente com o palestrante sobre sua carreira e pesquisa.

O estudo da biologia estrutural tem como objetivo adquirir um entendimento mecanicista de processos biológicos cruciais à vida, através da visualização de componentes celulares em alta resolução. Em sua apresentação, Eva Nogales irá abordar os princípios envolvendo a técnica conhecida como criomicroscopia eletrônica (crio-ME), uma modalidade de microscopia eletrônica de transmissão utilizada para visualizar amostras sensíveis à radiação. A técnica de crio-EM utiliza baixa dose de elétrons e um processamento de imagem computacional potente para obter um sinal a partir de muitas imagens de baixa resolução e então produzir estruturas 3-D com resolução sub-nanométrica, que permitem construir modelos atômicos. Eva Nogales também irá ilustrar o potencial desta metodologia com vários exemplos de seu próprio laboratório, envolvendo seus estudos sobre estrutura e dinâmica de microtúbulos, que são polímeros biológicos essenciais do citoesqueleto envolvidos na divisão celular e principais alvos anticâncer, bem como o mecanismo molecular que executa a transcrição de nossos genes.

Eva Nogales é professora e chefe da Divisão de Bioquímica, Biofísica e Biologia Estrutural do Departamento de Biologia Molecular e Celular da Universidade da Califórnia, Berkeley. Ela é também pesquisadora do Instituto Médico Howard Hughes. Seus dois principais temas de pesquisa se referem aos fatores celulares que regulam o comportamento dinâmico dos microtúbulos durante a divisão celular; e aos mecanismos moleculares que regem a regulação da expressão gênica correlacionados à iniciação da transcrição e ao silenciamento (repressão transcricional) de genes específicos.

A palestra será aberta a todos e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube no dia 16 de junho, às 14h Haverá também sessões de discussão restritas a estudantes de pós-graduação inscritos, que serão realizadas antes e após a apresentação por meio da plataforma Zoom.      O formulário de inscrição para as sessões de discussão, bem como a programação detalhada do colóquio podem ser acessados na página do evento: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/. É possível definir um lembrete acessando a página: https://youtu.be/iQ1ZiysgWbc. O Physics Discussions é uma atividade quinzenal organizada pelo ICTP-SAIFR, um centro de pesquisa em física teórica vinculado ao IFT-UNESP, localizado na cidade de São Paulo.

Fale com a Pós-Graduação do IFSC