5 de fevereiro de 2021

Physics discussion – 10 de fevereiro – Prof. Ignacio Cirac

Prezados, espero que estejam bem. Segue anúncio do nosso próximo physics discussion, agradeço  se puderem divulgar em seus sites e mailing lists.

Obrigada,
Atenciosamente,
====================================================

Computadores quânticos são tema do próximo Physics Discussions

Na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro, o colóquio ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions retornará com o pesquisador convidado Ignácio Cirac, que apresentará a palestra “Computadores Quânticos e Sistemas de Muitos Corpos”. Além de trazer cientistas de renome para discutir sobre diferentes temas de Física com pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado, o evento on-line proporciona um espaço dedicado para que pós-graduandos possam dialogar diretamente com o palestrante sobre sua carreira e pesquisa.

Uma vez que a necessidade de recursos computacionais, como tempo e memória, tendem a aumentar exponencialmente com o tamanho do sistema, a simulação de sistemas quânticos de muitos corpos apresenta-se como uma tarefa muito complexa. Em sua palestra, o professor Ignacio Cirac abordará como computadores quânticos ou sistemas quânticos análogos podem servir para simular com eficiência esse tipo de sistema. Em particular, o palestrante descreverá métodos para simular a dinâmica, encontrar estados fundamentais e computar propriedades físicas de sistemas em temperaturas finitas. Ignacio Cirac é diretor e pesquisador no Departamento de Teoria do Instituto Max Planck de Ótica Quântica (Alemanha), com experiência nos campos de ótica quântica teórica, informação quântica, física atômica e física quântica de muitos corpos. Dentre diversos prêmios colecionados ao longo de sua carreira, recebeu o Prince of Asturias Award em pesquisa técnica e científica, em 2006, pela sua liderança na proposta e desenvolvimento da computação quântica, e a Medalha Max Planck da Sociedade Física Alemã, em 2018, pelo seu desempenho de destaque na área de física teórica.

A palestra será transmitida ao vivo pelo Youtube às 14 horas no dia 10, e será aberta a todos. Tanto antes quanto após a apresentação, serão realizadas também sessões de discussão restritas a estudantes de pós-graduação inscritos, por meio da plataforma Zoom. O formulário de inscrição para as sessões de discussão, bem como a programação detalhada do colóquio podem ser acessados em https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/. O Physics Discussions é uma atividade quinzenal organizada pelo ICTP-SAIFR, um centro de pesquisa em física teórica vinculado ao IFT-UNESP, localizado na cidade de São Paulo.

=====================================================
Fale com a Pós-Graduação do IFSC