18 de fevereiro de 2021

Pesquisador da Cornell discute autossincronização de osciladores no novo ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions

O ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions retorna às 11 horas na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, com o pesquisador Steven Strogatz, que apresentará a palestra “Redes de Osciladores que se Sincronizam”. O Physics Discussions é um colóquio on-line que trás cientistas de renome para discutir sobre diferentes temas de Física com pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado, além de proporcionar um espaço dedicado para pós-graduandos inscritos que desejem dialogar diretamente com o palestrante sobre sua carreira e pesquisa.

Populações de osciladores acoplados podem ser encontradas por todo o mundo natural, desde enxames de vagalumes piscando ritmicamente, até grupos de células marcapasso do coração. Em sua palestra, o professor Strogatz  falará sobre sistemas de osciladores que possuem esta peculiar capacidade de sincronização, de maneira a apresentar um comportamente uníssono, independentemente de sua organização inicial. Inicialmente, será discutido o mais simples modelo matemático para sistemas autossincronizantes, o chamado modelo de Kuramoto, e como este se comporta em diferentes tipos de redes. Além disso, serão introduzidas técnicas de dinâmica não-linear, álgebra linear numérica e geometria algébrica computacional para discutir novos limites e problemas em aberto nos estudos destes sistemas, como os casos de redes densas de osciladores que nem sempre alcançam a sincronização e o de redes esparsas.

Steven Strogatz é professor do Departamento de Matemática da Universidade de Cornell (Estados Unidos), e trabalha com matemática aplicada nas áreas de dinâmica não-linear e sistemas complexos. É membro da American Academy of Arts and Sciences e recebeu diversos prêmios, não apenas pelos seus esforços em pesquisa, mas também em ensino e comunicação científica, como o Presidential Young Investigator Award, em 1990, o AAAS Public Engagement with Science Award, em 2013, e o Stephen H. Weiss Presidential Fellowship, em 2016.

A palestra será transmitida ao vivo pelo Youtube, às 11 horas, e será aberta a todos. Você pode definir um lembrete acessando a página: https://www.youtube.com/watch?v=G-I3MVY0W68. As sessões de discussão restritas a estudantes de pós-graduação inscritos ocorrerão tanto antes quanto após a apresentação, e serão realizadas por meio da plataforma Zoom. O formulário de inscrição para as sessões de discussão, bem como a programação detalhada do colóquio podem ser acessados na página do evento: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/. O Physics Discussions é uma atividade quinzenal organizada pelo ICTP-SAIFR, um centro de pesquisa em física teórica vinculado ao IFT-UNESP, localizado na cidade de São Paulo.

Fale com a Pós-Graduação do IFSC