9 de dezembro de 2020

Oportunidade de bolsas – estrangeiros – pec-pg capes

Car@s Orientador@s e Estudantes,

a CAPES divulgou um edital no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação. As regras desse edital são muito específicas e a submissão é feita diretamente pelos interessados (estudante/orientador) para a CAPES. O prazo para submissão é de 45 dias contados a partir da publicação do edital que foi em 03/12/2020.

Ressaltamos algumas (não todas) as regras que tornam os estudantes elegíveis:
  • estrangeiros de alguns países previstos no edital,
  • que não possuem visto permanente ou autorização de residência no Brasil
  • não estar matriculado em cursos de pós-graduação no Brasil

Veja as demais regras para o candidato no item 2.2.2 do edital.

Cabe à CPG do Programa emitir carta de aceite definitiva do candidato. Esta carta de aceite é parte da solicitação a ser enviada pelos candidatos. Abaixo explicamos o procedimento para concessão desta carta.

Se o estudante realizou nos últimos 3 anos algum dos exames escritos aceitos no nosso programa, os interessados devem enviar um email para svposgrad@ifsc.usp.br até o dia 08/01/2021 contendo:

• cópia da página do passaporte com os dados do candidato
  • projeto de pesquisa com o aceite de um orientador do programa
  • comprovante da realização de um dos exames escritos aceitos pelo nosso programa

Se o estudante NÃO realizou nos últimos 3 anos algum dos exames escritos aceitos no nosso programa, os interessados devem enviar um email para svposgra@ifsc.usp.br até o dia 23/12/2020 contendo:

• cópia da página do passaporte com os dados do candidato
  • CPF do candidato, se houver
  • projeto de pesquisa com o aceite de um orientador do programa
  • indicação da área de concentração que pretende se matricular: Física Teórica e Experimental, Física Biomolecular, Física Computacional.

Para os estudantes que não realizaram nos últimos 3 anos algum dos exames escritos aceitos no nosso programa, a CPG realizará no dia 08/01/2021 um exame escrito remoto com o mesmo conteúdo previsto no edital de fluxo contínuo. Este exame escrito não poderá ser usado para concorrer a bolsas do programa, ele é válido apenas para chamada do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação.

Os exames aceitos no nosso programa são: Exame Unificado em Física (EUF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Provas de Ingresso da Física Computacional, Provas de Ingresso da Física Biomolecular, GRE Physics ou General Test.

Atenciosamente,
Luiz Vitor de Souza Filho