6 de julho de 2021

Oportunidade: Bolsas FAPESP de pós-doutorado em física teórica no ICTP-SAIFR (São Paulo)

Pós-doutorado em Física no ICTP-SAIFR (São Paulo)

O ICTP Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR, www.ictp-saifr.org) anuncia a abertura de até 3 bolsas FAPESP de pós-doutorado, com duração de 1 ano, com início em 2021 ou 2022. Se o desenvolvimento da pesquisa do bolsista for considerado satisfatório, a bolsa será prorrogada por até 3 anos. Essas posições de pós-doutorado serão preenchidas em áreas incluindo astrofísica, sistemas complexos com aplicações para biologia, matéria condensada teórica, cosmologia e relatividade geral, ondas gravitacionais, física matemática, física das partículas teórica e experimental, física dos átomos frios, QCD e física hadrônica, e teoria das cordas. Além da bolsa da FAPESP, os pós-doutores receberão apoio financeiro do ICTP-SAIFR para convidar colaboradores e organizar atividades.

Candidatos podem se inscrever preenchendo o formulário online no link www.ictp-saifr.org/postdoc. As inscrições serão aceitas até todas as bolsas serem preenchidas, mas é recomendado que candidatos para posições começando em 2021 registrem-se antes do dia 10 de agosto de 2021.

O ICTP-SAIFR é um centro regional sul-americano para física teórica, criado via uma colaboração entre o International Centre for Theoretical Physics de Trieste (ICTP) com FAPESP e UNESP, e está localizado no campus do IFT-UNESP, em São Paulo. ICTP-SAIFR tem acordos de intercâmbio de pesquisadores com CEA-Saclay, CERN, Fermilab, IFT-Madrid, Mainz ITP, Nordita, Perimeter e o ICTP de Trieste, e organiza escolas, workshops e programas para visitantes em todas as áreas de física teórica.

Pós-doutores devem colaborar com pesquisadores associados do ICTP-SAIFR trabalhando no IFT-UNESP e em outras universidades do Estado de São Paulo, que incluem:

Astrofísica / Cosmologia / Ondas Gravitacionais: Raul Abramo (IFUSP), Marcos Lima (IFUSP), Rodrigo Nemmen (IAG-USP), Elisabete de Gouveia Dal Pino (IAG-USP), Farinaldo Queiroz (ICTP-SAIFR/IIP-Natal), Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP), Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IIP-Natal);

Sistemas Complexos com aplicações para Biologia: Marcus Aguiar (Unicamp), Hilda Cerdeira (IFT-UNESP), Roberto Kraenkel (IFT-UNESP), Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP), Paulo Prado (IB-USP);

Matéria Condensada e Física dos Átomos Frios: Sadhan Adhikari (IFT-UNESP), Alexandre Rocha (IFT-UNESP);

Teoria das Cordas: Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP), Andrei Mikhailov (IFT-UNESP), Horatiu Nastase (IFT-UNESP), Victor Rivelles (IFUSP), Diego Trancanelli (IFUSP), Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/Perimeter).

Física das Partículas Teórica e Experimental: Gustavo Burdman (IFUSP), Oscar Éboli (IFUSP), Gastão Krein (IFT-UNESP), Ricardo Matheus (IFT-UNESP), Sergio Novaes (NCC-UNESP/IFT-UNESP), Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP).

Fale com a Pós-Graduação do IFSC