12 de agosto de 2021

Link para o formulário:

Cronograma:

Dia 20/09 (segunda):

• Aula 01: Expansão do Universo: Redshift, lei de Hubble, Big Bang, energia escura, equações de Friedmann, taxa de expansão, horizonte e Universo observável.

Dia 27/09 (segunda):

• Aula 02: Radiação Cósmica de Fundo: Universo primordial, recombinação, flutuações de temperatura, espectro de potência, observações, determinação dos parâmetros cosmológicos.

Dias 29/09 (quarta):

• Aula 03: Formação de Estruturas: Colapso gravitacional, evolução das perturbações, halos de matéria escura, simulações numéricas de formação de galáxias.
Resumo:
                 A cosmologia tem atualmente grandes questões em aberto, como a natureza da matéria escura e da energia escura. Ao mesmo tempo, o modelo cosmológico padrão está apoiado num entendimento bem estabelecido da estrutura e evolução do Universo. Neste minicurso será apresentado uma panorama introdutório da cosmologia, com enfoque astronômico. Na primeira parte, veremos como entender o tamanho e a idade do Universo, bem como o significado do Big Bang. Na segunda parte, estudaremos a radiação cósmica de fundo, que é observada em microondas e que nos traz informações detalhadas sobre as condições físicas do Universo primordial. Na terceira parte abordaremos a formação de galáxias e a questão de como um Universo inicialmente homogêneo veio a ficar como é hoje.

___________________________________________________________________________

Informações adicionais:

*Professor:
O ministrante é o Professor Rubens Eduardo Garcia Machado Dr. em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pela Université de Provence (2010). Desde 2017 é Professor na UTFPR Curitiba. As linhas de pesquisa são em Astrofísica Extragaláctica. Tem trabalhado com simulações numéricas de dinâmica galáctica e de aglomerados de galáxias.

*Inscrição:
Para participar do minicurso é necessário preencher o formulário (link
abaixo). Para receber a certificação do minicurso será necessário ter concluído pelo menos 75% da carga horária total.

Link para o formulário:

___________________________________________________________________________
Atenciosamente,

UFPR OSA Student Chapter.

Fale com a Pós-Graduação do IFSC