12 de março de 2021

Inscrições abertas: Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas

Começam hoje as inscrições para o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativasrealizado pelo Serrapilheira e pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR). Receberemos candidaturas até o dia 3 de maio, mas os primeiros 500 inscritos terão preferência no processo seletivo, então não deixe para depois.

O novo programa vai oferecer uma formação gratuita em ciências da vida com um foco no uso da matemática, física e ciência da computação. Os selecionados aprenderão sobre métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda da biologia e ecologia (veja aqui a lista completa de professores e tópicos ensinados).

O treinamento é voltado a pessoas com graduação completa em qualquer área, mas é necessário ter conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral e domínio do inglês. A primeira edição, remota, será de 5 a 30 de julho, com aulas de manhã e à tarde, de segunda a sexta. Os participantes devem ter disponibilidade para se dedicar integralmente ao curso neste período.

Serão selecionadas até 50 pessoas. Mais informações sobre o programa, o edital e o link para a inscrição estão disponíveis no site do ICTP-SAIFR. Se tiver dúvidas, envie um e-mail para qbioprogram@ictp-saifr.org.

Compartilhe com quem possa se interessar.

Já concluiu o doutorado? Seja um tutor do programa

Além de assistirem às aulas, os alunos trabalharão em grupos em um projeto de pesquisa supervisionado por um tutor em pós-doutorado. Por isso, vamos selecionar 10 tutores que acompanharão, durante um mês, os projetos desenvolvidos. O processo seletivo será paralelo ao dos alunos.

Os tutores receberão uma remuneração de R$4.000 (pagamento único) e terão livre acesso a todas as aulas expositivas e sessões de discussão durante o workshop.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado em uma área relacionada à biologia/ecologia quantitativa e ter familiaridade com as principais ferramentas quantitativas (estatística, cálculo diferencial e integral). Também é exigido o domínio da língua inglesa. As inscrições para os tutores também começam hoje e terminam no dia 1º de abril. Mais informações e inscrições aqui.

Por que biologia e ecologia transdisciplinares?

A pesquisa moderna em ciências da vida gera uma quantidade enorme de dados complexos. Hoje é fundamental quebrar fronteiras artificiais limitantes, de modo que um jovem biólogo saiba que ele pode usar uma equação como um matemático ou pensar como um físico para entender sistemas biológicos complexos como um ecossistema tropical.

Ao mesmo tempo, com a explosão de dados em biologia e ecologia, muitos físicos estão migrando para estas áreas para aplicar as ferramentas que aprenderam estudando sistemas complexos.

Para saber mais, assista às gravações completas dos dois webinars de lançamento do programa, com o ecólogo Simon Levin e com a imunologista Akiko Iwasaki, referências internacionais em suas áreas. Eles são membros do Comitê Consultivo do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas e participaram de sua concepção.

Aliás, recomendamos também as entrevistas publicadas com os dois cientistas no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo:

A natureza nos ensina a agir coletivamente

Simon Levin mistura matemática, biologia e sociologia para entender o comportamento humano

Estamos preparados para uma próxima pandemia?

Há um ano Akiko Iwasaki, referência global em imunologia, vive pela Covid-19

Um abraço e até a próxima,
Hugo Aguilaniu
Diretor-presidente do Serrapilheira