27 de outubro de 2021

Inscrição Bolsa TT3 FAPESP – Laboratório de Síntese de Materiais 2D e Nanopartículas LNNano/CNPEM

Preparação e Caracterização de Dispositivos Utilizando Nanopartículas Semicondutoras

Abertura de inscrições para a seleção de um bolsista de Treinamento Técnico Nível 3 (TT-3), no valor de R$ 1.228,40, financiada pela FAPESP. O bolsista irá conduzir experimentos de síntese de nanomateriais com elevado controle de forma e tamanho e desenvolver métodos de preparação de dispositivos eletrônicos baseados na deposição coloidal de quantum dots (pontos quânticos).

O objetivo será otimizar procedimentos de preparação e caracterização eletrônica de dispositivos feitos com nanopartículas semicondutoras. O tempo de dedicação é de 40 horas semanais em atividades de laboratório. O bolsista atuará no Laboratório de Síntese de Materiais 2D e Nanopartículas (Divisão de Síntese) do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O período de vigência da bolsa é de 24 meses, sem vínculo empregatício, com início previsto para o mês de dezembro de 2021. Além do valor da bolsa TT3 FAPESP o CNPEM possui benefícios para o bolsista incluindo restaurante (almoço) e fretado.

Os requisitos para a vaga são:

1. a) Graduação em física, engenharia física ou química;
  2. b) Conhecimento em técnicas de caracterização estrutural, ótica e eletrônica de nanomateriais semicondutores desejáveis, mas não obrigatório;
  3. c) Atender todas as exigências feitas pela FAPESP para usufruir da bolsa.

As inscrições deverão ocorrer por e-mail junto ao responsável, Dr. João Batista Souza Junior (joao.junior@lnnano.cnpem.br). Período de inscrições de 28/10/2021 a 15/11/2021. Seleção será no dia 17/11/2021.

Os interessados deverão enviar:

1. a) Histórico escolar da graduação;
  2. b) Link para o Currículo Lattes;
  3. c) Uma carta de recomendação;
  4. d) Carta de interesse para o e-mail do responsável.

O candidato selecionado receberá financiamento da FAPESP, sendo contemplado com uma bolsa de capacitação técnica (TT-3). Informações adicionais sobre a bolsa podem ser encontradas no site da FAPESP (https://fapesp.br/bolsas/tt).

Fale com a Pós-Graduação do IFSC