18 de maio de 2021

Da pesquisa para o mercado: programa de pré-aceleração de startups de base científica

O programa Innostart é uma pré-aceleração dedicada a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), para ensinar metodologias de validação de problema, solução, modelo de negócios e mercado, auxiliando o/a pesquisador/a a investigar problemas existentes e solucioná-los por meio de seu conhecimento aplicado e do expertise de seu laboratório.

Todos os cinco institutos da USP São Carlos (EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC) são convidados a participar. Pesquisadores/as terão a oportunidade de aprender conteúdos introdutórios sobre inovação, descoberta de clientes, dimensionamento e estimativa de mercados potenciais, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, princípios de vendas e de marketing, pitching, estratégia corporativa, governança e cultura, finanças para startups, aspectos legais e jurídicos de abertura de empresas, mecanismos de fomento e de levantamento de capital, além de fundamentos de negociação.

Não é necessário já possuir uma startup constituída ou um time completo para participar. O programa é gratuito e oferecerá certificado para aqueles que cumprirem a carga horária necessária. A duração será de 14 semanas e contará com workshops semanais de conteúdo (em dia ainda a ser determinado) e encontros quinzenais (aos sábados) para flipped classrooms com mentores, paineis de discussão com empreendedores e agentes do mercado, entre outros.

Haverá, ainda, a oportunidade de conhecer potenciais parceiros/as de equipe em eventos de matchmaking com estudantes de outros cursos e unidades, possibilitando a formação de times complementares que aumentarão as chances de sucesso do projeto.

Ao final, um demoday será realizado e as equipes participantes poderão apresentar seus projetos a representantes de empresas, investidores anjo, entre outros agentes do ecossistema.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link até dia 6 de junhohttps://linktr.ee/neusc

Mais informações estão disponíveis em nosso Instagram (@neusaocarlos), no post: https://www.instagram.com/p/COxzLk-LgWG/

Caso tenha alguma dúvida sobre o processo, conteúdo programático e calendário, estamos à disposição para tirá-las pelo Instagram ou por e-mail 🙂

Atenciosamente,