9 de dezembro de 2020

Informações – cpg/ifsc – bolsas – 2021

Car@s Orientador@s e Estudantes,

seguem informações preliminares sobre as bolsas disponíveis ao Programa para 2021.

Fomos contemplados com 4 bolsas de mestrado e 1 bolsa de doutorado na chamada para programas do CNPq. Esse montante repõe a cota de bolsas “congeladas” pelo CNPq em 2020. O nosso sucesso nesta chamada é motivo de comemoração pois muitos programas não conseguiram repor suas cotas “congeladas” ficando com um prejuízo grande de bolsas do CNPq para 2021. Essas bolsas estarão disponíveis no processo seletivo em curso para ingresso no primeiro semestre de 2021. O CNPq não divulgou o que acontecerá com as bolsas vincendas ao longo de 2021. Tudo leva a crer que se um estudante com bolsa do CNPq defende, a bolsa ficará congelada e no final de 2021 o Programa terá que solicitar essa bolsa de volta como cota.

A CAPES acaba de divulgar um ofício no qual consta “A partir de críticas recebidas da comunidade acadêmica o modelo de concessão de bolsas publicado por meio das Portarias no 18, no 20 e no 21, de fevereiro de 2020, e no 34, de março de 2020, está sendo aperfeiçoado pela CAPES e deverá ser publicado até o final da primeira semana de fevereiro de 2021.”. Desta forma, não saberemos antes da primeira semana de fevereiro de 2021 quantas bolsas da CAPES teremos para distribuir em 2021.

Em outro ofício, a CAPES anunciou que as bolsas de pós-doc PNPD disponíveis ao Programa continuam congeladas, ou seja, não é possível indicar novo beneficiário. Temos hoje três bolsas PNPD implementadas que podem ser prorrogadas e suspensas. Temos uma cota vaga que não podemos implementar e se alguma das três implementadas vier a vagar, também não poderemos fazer novo processo seletivo.

O Programa de Bolsa Institucional do IFSC cuja criação foi aprovada pela CPG e Congregação continua em análise pela Procuradoria Geral da USP. Esse Programa de Bolsa Institucional não implicaria em aumento imediato do número de bolsas disponíveis, mas traria o respaldo jurídico para criarmos bolsas no IFSC com recursos vindos de outras fontes além das tradicionais.

Manteremos todos informados quando tivermos recebido informações seguras sobre a situação das bolsas.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho