2 de setembro de 2021

5ª chamada de apoio à ciência: edital no ar

Grande ciência se faz com grandes perguntas

Lançamos nesta quarta-feira, 1º de setembro, a 5ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira. Buscamos financiar cientistas que buscam excelência em suas pesquisas, fazendo perguntas fundamentais, com o risco e o sonho de oferecer grandes contribuições às suas áreas de atuação.

Vamos selecionar até 10 cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os projetos escolhidos receberão dotações entre 200 mil reais e 700 mil reais cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de extensão.

Estimulamos os jovens cientistas a pensarem no Serrapilheira como uma instituição disposta a apoiar projetos que envolvam estratégias de risco, desde que muito bem fundamentados cientificamente.

A ciência de qualidade precisa de tempo e liberdade para ser desenvolvida. Hoje começamos a colher os frutos dos primeiros grants de longo prazo que oferecemos e observamos avanços em áreas importantes como informação quântica, ecologia e neurociências. Em meio a um cenário pouco favorável para a pesquisa, temos ainda mais certeza de que esse investimento não pode parar.

O edital já está disponível no site e as inscrições vão de 26 de outubro a 26 de novembro. Abaixo compartilhamos os depoimentos de alguns grantees que estão conosco desde 2018:

Guilherme Longo, professor da UFRN, pesquisa a influência das mudanças climáticas nos corais brasileiros:

Crédito: Erika Beaux

O apoio do instituto vai muito além do aporte financeiro. Oferece oportunidades de conexão com outros cientistas, instituições de pesquisa e divulgadores de ciência que potencializam o impacto científico. A relação de confiança também é fundamental porque dá flexibilidade para adaptação de objetivos e alocação de recursos, que permite explorar novas oportunidades que surgem ao longo do projeto. Outro ponto chave para mim é poder promover a inclusão de grupos subrepresentados na ciência por meio do instituto, uma ação extremamente necessária para transformar o ambiente científico brasileiro.

Ayla Sant’Ana, pesquisadora do INT, estuda a conversão da semente do açaí em energia e produtos de alto valor agregado:

Crédito: acervo pessoal

Os recursos significativos e de longo prazo que o Serrapilheira oferece têm sido um divisor de águas para o desenvolvimento do meu grupo de pesquisa. Porém, mais que do que o financiamento, ser grantee do Serrapilheira significa estabelecer uma relação de  parceria com o instituto, que está sempre interessado em apoiar o desenrolar de nossas carreiras. Além disso, fazer parte dessa comunidade também implica estar cercada por cientistas brilhantes que me estimulam e me desafiam a querer fazer um trabalho melhor a cada dia.

Daniela Trivella, pesquisadora do CNPEM, busca identificar produtos naturais bioativos que possam gerar novos fármacos:

Crédito: CNPEM

O grant do Serrapilheira vem permitindo tirar minhas ideias do papel e consolidá-las em um projeto guiado por resultados. Ele dá liberdade para testar as ideias sem amarrações e apoia a continuidade dos trabalhos com as hipóteses validadas. Outro ponto importante é a flexibilidade e agilidade na contratação de pessoas para compor a equipe, o incentivo à interdisciplinaridade e à diversidade.

Um abraço e até a próxima,
Cristina Caldas
Diretora de Ciência