21 de fevereiro de 2018

Workshop “Long-Range Interactions and Synchronization”

Ocorrerá entre os dias 28 e 31 do próximo mês de março, numa iniciativa do International Centre for Theoretical Physics (ICTP-SAIFR) e do Instituto de Física Teórica da UNESP (IFT/UNESP), em São Paulo, o Workshop on Long-range Interactions and Synchronization, que conta com o apoio da FAPESP. Este evento irá reunir físicos estatísticos e físicos dinâmicos, no sentido de discutirem aspectos comuns de sistemas de longo prazo e sincronização, abordando as técnicas fundamentais (teoria dos desvios maiores, teoria cinética, redução dimensional, equilíbrio e não-equilíbrio, aspectos físicos estatísticos, etc.) e aplicações ( redes, interações de matéria leve, etc.).

A lista preliminar de palestrantes inclui os pesquisadores Stefano Ruffo (Itália); Arkady Pikovsky (Alemanha); Hughes Chaté (França); Erik A. Martens (Dinamarca); Giovanna Morigi (Alemanha); Antonio Politi (Reino Unido); Robin Kaiser (França); Celia Anteneodo (Brasil); Mustansir Barma (Índia); Julien Barré (França); Alessandro Campa (Itália); Michael Kastner (África do Sul); Ram Ramaswamy (Índia); Ricardo Viana (Brasil) e Anna Zakharova (Alemanha).

Estudos de sincronização em sistemas dinâmicos não-lineares e de física de sistemas estatísticos interativos de longo alcance têm sido prosseguidos em paralelo, embora sem muita sobreposição, pelas comunidades de físicos dinâmicos e estatísticos. Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais evidente que grande parte dos problemas e das técnicas abordadas e desenvolvidas em uma comunidade, pode ser particularmente útil para a outra comunidade, razão pelas quais ambas eventualmente estudam o surgimento e a estabilidade dos modos coletivos na dinâmica de sistemas complexos de vários corpos. Exemplos conhecidos incluem a teoria cinética de sistemas de interação de longo alcance formulados na forma da equação de Vlasov e Lenard-Balescu, a redução dinâmica de sistemas de baixa dimensão na forma de Ott-Antonsen ansatz para sistemas de sincronização.

Este evento ocorrerá nas instalações do IFT/UNESP, em São Paulo (Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz 271, Bloco 2 – Barra Funda), não sendo cobrada qualquer taxa de inscrição.

Para obter mais informações sobre este evento, clique AQUI.