1 de setembro de 2021

Workshop “Dos nanoporos aos reservatórios de Petróleo”

Visão geral das Linhas de Luz do Sirius, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM (Créditos: Divulgação CNPEM)

No dia 05 de agosto de 2021 foi realizado, de forma virtual, o Workshop intitulado “Dos nanoporos aos reservatórios de Petróleo”, um evento organizado pela Dra. Nathaly Lopes Archilha, líder do Grupo Mogno, que é responsável pelas atividades da nova linha de micro e nanotomografia de raios X do Sirius/CNPEM, e pelo Prof. Tito J. Bonagamba, docente do IFSC/USP e coordenador do Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN – LEAR.

O objetivo principal do evento foi o estímulo à integração dos Grupos de Pesquisa do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello – CENPES/Petrobras, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM e da Universidade de São Paulo – USP que atuam na área de Meios Porosos e Rochas Digitais, todos envolvidos em Pesquisa Multidisciplinar, Desenvolvimento e Inovação (PmD&I).

A abertura do Workshop contou com a manifestação de autoridades das três instituições, destacando o Pró-Reitor da Pesquisa da USP, Prof. Sylvio Roberto Accioly Canuto, o Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, Prof. Antonio José Roque da Silva, o Diretor do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron – LNLS, Prof. Harry Westfahl Jr., e o Gerente Geral de PD&I em Exploração e Produção – PDIEP – CENPES/Petrobras, Prof. Vinicius de França Machado, que pronunciaram mensagens positivas sobre o processo de integração proposto.

Imagem de tomografia 4D feita no Sirius. Experimento de drenagem de água (azul) em um meio poroso, na presença de ar (amarelo) (Créditos: Linha de Luz Mogno)

O Prof. Canuto ressaltou que a USP tem procurado interagir com a Petrobras para o desenvolvimento conjunto de projetos audaciosos de caráter multidisciplinar, através da integração de vários grupos de pesquisa que atuam em áreas estratégicas. Por essa razão, agradeceu a realização do Workshop, que preserva os anseios da USP, neste caso, incluindo também a participação do CNPEM/LNLS.

O Prof. José Roque, em sua fala, destacou que grandes desafios da atualidade exigem além de uma abordagem interdisciplinar, ferramentas especiais que permitem o estudo de seu caráter multiescalar, tanto em relação ao tempo quanto ao espaço. Ele apresentou um conjunto de instalações, infraestruturas e competências disponíveis no CNPEM, que são capazes de fazer a diferença nesse tipo de estudo e deu ênfase ao Sirius, o novo acelerador de partículas Brasileiro, umas das ferramentas mais avançadas disponíveis para o estudo em diversas áreas do conhecimento e que já possui linhas de luz abertas para usuários.

O Prof. Harry agradeceu o apoio e colaboração da comunidade científica Brasileira e enfatizando a sua importância na concepção, no desenvolvimento e na manutenção do projeto Sirius. Ele relata que um importante passo foi dado durante esse workshop, onde os primeiros resultados das linhas de luz foram apresentados à comunidade científica e isso abriu portas para discussões de novas ideias e experimentos que serão possíveis no Sirius. Enfatizou que, com as ferramentas que teremos disponíveis, com os pesquisadores e as ideias apresentadas e discutidas durante o workshop, o Brasil tem condições de liderar mundialmente essa área de pesquisa.

Sirius/LNLS/CNPEM, – Créditos: Divulgação CNPEM. (https://cnpem.br/cnpem-abre-as-portas-ao-publico-para-apresentar-curiosidades-e-atracoes-da-ciencia-neste-sabado/)

Em sua manifestação, o Prof. Vinicius evidenciou a importância das contribuições das Universidades e Instituições de Pesquisa para o desenvolvimento das atividades da Petrobras, destacando as atividades de PmD&I realizadas em parceria com pesquisadores da USP e do CNPEM/LNLS, bem como a importância do processo de integração que está sendo proposto. Lembrou também que a Petrobras está, no momento, dando elevada importância para a Geração de Valores, com entregas de alto Nível de Maturidade Tecnológica. O Prof. Vinicius concluiu sua interlocução com a expectativa de que as instituições envolvidas procurarão atuar em PmD&I na área de Ciência e Engenharia de Petróleo cientes da presente preocupação da Petrobras, ação que aprimorará a integração proposta.

O Evento contou também com palestras apresentadas por pesquisadores das três instituições, que cobriram, de forma ampla e multidisciplinar, temas associados ao estudo de Meios Porosos.

Após as manifestações positivas das autoridades presentes e as palestras apresentadas, que suscitaram debates de alta qualidade, foram traçadas excelentes perspectivas de colaboração, envolvendo pesquisa multidisciplinar, desenvolvimento e inovação, unindo grupos de pesquisa qualificados na área de Meios Porosos, em torno de uma infraestrutura laboratorial ímpar no ambiente do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS/CNPEM. Caso as três instituições alcancem efetivo êxito na integração, os Grupos de Pesquisa envolvidos certamente estarão se consolidando como referências em nível mundial, atuando em colaboração científica de caráter multidisciplinar.

Confira AQUI a programação do evento.