21 de fevereiro de 2011

Workshop de Astrofísica de Partículas inicia ciclo de seminários

O Workshop de Astrofísica de Partículas, evento internacional voltado à discussão de experimentos recentes e das perspectivas futuras da área, teve sua abertura oficializada no dia 21 de fevereiro, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas.

Uma cerimônia de abertura do evento teve início às 13h30, após o registro e recepção dos inscritos. Às 14h, uma palestra do pesquisador alemão Gerhard Jacob inaugurou o ciclo dos seminários do workshop. Jacob se dedica atualmente à política científica, principalmente à cooperação internacional, e discutiu em sua fala as últimas realizações da aliança Brasil-Alemanha de Ciência e Tecnologia, para uma platéia de cerca de 100 interessados.

Este evento é, aliás, uma realização comemorativa do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação (abril-2010 a março-2011), e tem o intuito de avaliar os últimos resultados dos experimentos mais importantes da área de Astrofísica de Partículas, bem como a próxima geração de experimentos ainda a serem realizados. Ainda nesta segunda-feira, foi discutido o futuro do Observatório Pierre Auger a partir da fala de Carola Dobrigkeit, o qual planeja-se expandir e aprimorar, e a construção de um novo observatório, o CTA – Cherenkov Telescope Array, que será voltado à investigação da radiação gama, o tipo de luz mais alta do Universo. Peter Biermann, pesquisador de grande renome na área, também esteve presente neste primeiro dia de workshop, discutindo Raios Cósmicos.

Além destes seminários, ainda foi organizado um coffee break no meio da tarde, do qual os participantes puderam desfrutar enquanto observavam a exposição de pôsteres dos alunos inscritos.

A programação terá início dia 22 de fevereiro, às 8h30, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, com a discussão do KASCADE-Grand Experiment, experimento voltado ao estudo da composição dos raios cósmicos, seminário que será proferido por Andreas Haungs.

Ainda neste dia, Xavier Bertou falará sobre o inovador projeto ANDES Underground, que se baseia na construção de um túnel subterrâneo na Cordilheira dos Andes para a coleta de dados em um lugar privilegiadamente silencioso.

No seu primeiro dia, o evento já impressiona pela quantidade de interessados e pela importância das discussões para os próximos passos a serem tomados para a definição do futuro da Astrofísica de Partículas.

Acompanhe a programação completa do evento emhttp://www.astro.ifsc.usp.br/workshop.php

Nicolle Casanova / Assessoria de Comunicação

Data: 21 de fevereiro