18 de julho de 2018

VIII Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos

Roberto Furuta, Juliana Naomi e Amanda Araújo

Uma semana inteira dedicada à integração de ações e trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação e de pós-graduação de todos os cursos do Instituto de Física de São Carlos. Esta será a tônica da VIII Semana Integrada do IFSC (SIFSC), que ocorrerá em conjunto com a XIII Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLIC), um grande evento acadêmico e científico que acontecerá entre os dias 24 e 28 de setembro do corrente ano no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Amanda Araújo, da comissão organizadora da SIFSC, sublinha a importância de um evento que irá proporcionar um contato muito próximo e uma grande interação entre os alunos de graduação e de pós-graduação do IFSC/USP, no sentido de melhor compreenderem o que cada um faz em sua área de pesquisa e, inevitavelmente, o quanto o Instituto congrega em novas e promissoras pesquisas que ocorrem em seus laboratórios. “Será, sem dúvida, um grande evento, já que os alunos de graduação poderão se inspirar naquilo que está sendo desenvolvido pelos seus colegas de pós-graduação, e vice-versa, colocando seus trabalhos científicos em destaque para apreciação de todos”.

Juliana Naomi, igualmente da comissão organizadora da SIFSC, realça aquilo que todos esperam desse grande evento: “Nos dias 25 e 26 de setembro, os alunos terão a oportunidade de expor os trabalhos que estão desenvolvendo no IFSC/USP, através de pôsteres, quer eles sejam de iniciação científica, quer sejam de mestrado ou doutorado, em todas as áreas do conhecimento, o que certamente irá provocar uma intensa troca de experiências e diálogos profícuos”.

Dessa exposição de trabalhos serão selecionados os melhores, que terão um destaque neste evento, como explica Roberto Furuta (SIFSC). “Os autores dos melhores trabalhos selecionados serão convidados a participar no “Prêmio Profª. Yvonne Primerano Mascarenhas”, que ocorrerá no dia 28 de setembro, fazendo nesse momento a apresentação oral dos mesmos, o que dará um brilho muito especial a toda essa integração”.

Toda a programação do evento estará disponível em breve, salientando-se que a mesma compreenderá ainda palestras e apresentações culturais noturnas, prevendo-se que estejam envolvidos cerca de 400 alunos de todos os cursos do IFSC/USP.

Muito em breve iremos destacar em nosso website a 13ª edição da Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLIC), um evento igualmente importante e que irá reforçar qualitativamente este grande trabalho conjunto dos alunos do IFSC/USP.