23 de novembro de 2018

Vanderlei Bagnato e William Phillips em palestra na Universidade de Maryland

O Departamento de Física da Universidade de Maryland (EUA) recebe no próximo dia 1º de dezembro, entre as 19 e as 20h30, uma palestra/apresentação pública coordenada pelos professores William Daniel Phillips (laureado com o Prêmio Nobel de Física em 1997) e Vanderlei Salvador Bagnato (Diretor do IFSC/USP), subordinada ao tema From Platinum Cylinder to Planck’s Constant: The biggest revolution in measurement since the French Revolution.

Os palestrantes realizarão, conjuntamente, demonstrações sobre os princípios físicos envolvidos na metrologia, incluindo uma demonstração ao vivo do novo conceito do quilograma, tendo como base o fato de que, por mais de 200 anos, o quilograma – a unidade de massa – foi definido como a massa de um objeto específico correspondente a um cilindro de platina mantido sob fortes medidas de segurança em Paris.

Essa definição antiga do quilograma já não é suficiente para a medição moderna, sendo que em março de 2019 ela será substituída por uma outra, mais sutil e definida, que envolve fixar o valor de uma constante fundamental da natureza – Constante de Planck -, que relaciona a energia de um fóton (uma partícula de luz) com a frequência da luz.

Este será um evento extraordinário que animará alunos, docentes e pesquisadores da Universidade de Maryland, nomeadamente para que todos possam ficar por dentro da história que antecede essa mudança histórica e como a fixação de uma constante fundamental da natureza pode ser usada para definir a unidade de massa, entre outros fatores.

Vanderlei Bagnato e William Phillips são ambos membros da Academia Nacional de Ciências dos EUA e são os últimos Presidente e Vice-Presidente da Comissão C2 da União Internacional de Física Pura e Aplicada, que é responsável pelas Unidades de Medição e Constantes Fundamentais da Natureza .