19 de junho de 2018

Professores do ensino médio aprendem a utilizar o “Arduíno” em Ciências

Organizado pelo IFSC/USP, em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, trinta e cinco professores de escolas pertencentes à rede de ensino público de São Carlos participaram nos dias 11 e 12 deste mês de um curso de capacitação sobre a utilização do Arduíno em Ciências, atendendo a que esses docentes são os orientadores dos clubes de ciências das escolas que participarão na Feira de Ciência e Tecnologia, em São Carlos, um evento que está sendo organizado pelo CEPOF/IFSC e Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, e que ocorrerá no próximo mês de outubro.

Através de kits científicos específicos desenvolvidos pelo CEPOF e que serão entregues gratuitamente às escolas de São Carlos, os alunos, supervisionados por seus professores, terão a possibilidade de desenvolver vários tipos de projetos a partir dos conhecimentos aplicados através da plataforma Arduíno e apresentá-los na Feira.

Profª. Silvana Belloti

Com o imprescindível apoio na área da coordenação técnica do evento, por parte do técnico dos Laboratórios de Ensino de Física de nosso Instituto, Antenor Fabbri Petrilli Filho, e de Daniele Santini Jacinto, que coordenou a montagem de toda a infraestrutura computacional, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, foi o ministrante do curso, tendo destacado o quanto os professores estiveram empenhados, interessados e ansiosos por aprender tudo sobre o Arduíno ao longo das 16 horas que durou a capacitação, que incluiu conceitos teóricos e práticos.

A Diretoria de Ensino da Região de São Carlos fez-se representar por sua Coordenadora, Profª Silvana Belloti, que acompanhou de perto todo o curso.

O Arduíno é uma plataforma computacional de prototipagem eletrônica de hardware livre e que pode ser usado para elaborar qualquer projeto, desde o mais fácil até o mais complexo, podendo, inclusive, ser utilizado para interagir com luzes, motores ou os mais variados objetos eletrônicos.