24 de agosto de 2021

USP lança projeto móvel social com atividades culturais e científicas

A USP inaugura nesta quinta-feira (26) os eventos públicos e gratuitos com as unidades móveis do projeto “USP na Comunidade”, dando início a atividades sociais em todo o Estado de São Paulo. As duas carretas, nomeadas de “Saúde e Ciência” e “Cultura e Educação”, serão apresentadas no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, Zona Oeste da capital, em uma programação que segue até o domingo (29). Os novos veículos são equipados com salas de aula e palestras, contém telas de projeção para apresentações externas e transportam uma ampla variedade de materiais didáticos e científicos.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) dá início a diversas ações que deverão ser desenvolvidas fora dos campi da USP na capital e no interior. As atividades são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A meta é promover a integração com as comunidades locais e contribuir para melhorias na qualidade de vida, permitindo que docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores da USP, promovam atividades de extensão em suas áreas de especialização.

O reitor da USP, professor Vahan Agopyan, destaca que a proposta segue exemplos no exterior e visa ampliar a interação social. “As universidades do mundo todo têm se debruçado na importante discussão sobre a terceira missão das instituições, que vai além das ações de extensão universitária. Hoje é essencial a contribuição das universidades na criação de conhecimentos que contribuam para elevar o bem-estar humano e a sustentabilidade e, durante a pandemia da covid-19, esses esforços se tornaram mais evidentes”, afirma.

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, o aspecto social do projeto foi decisivo para sua implementação. “As unidades móveis ‘USP na Comunidade’ representam a concretização de um esforço conjunto. São duas carretas para a USP estabelecer uma via de mão dupla com a sociedade, oferecendo à população atividades que transmitem o conhecimento e a excelência do que produzimos na Universidade, buscando uma sincronia relevante com a comunidade e, mais do que isto, oferecendo ações que impactam positivamente na vida das pessoas.”

A inauguração oficial e apresentação pública dos veículos no Memorial da América Latina seguirão todos os protocolos sanitários para que o público em geral participe de diversas ações culturais e científicas, totalmente gratuitas.

Para o evento de inauguração, a unidade móvel “Saúde e Ciência” vai promover testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites com os visitantes. O Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública da USP vai exibir filmes e distribuir materiais educativos sobre alimentação sustentável e plantas alimentícias não convencionais. Também serão realizadas oficinas de biossegurança sobre a covid-19 e uma roda de conversa sobre a prevenção do HIV com a parceria do Unaids no sábado (28), a partir das 10 da manhã.

Já a unidade móvel “Cultura e Educação” vai promover atividades interativas com objetos do projeto Matemateca. O acervo do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP provoca a curiosidade dos visitantes a partir de peças criativas e desafiantes.

Serviço:

Quando | De 26 a 29 de agosto de 2021, das 10h às 16h00. Evento inaugural dia 26 às 10h30.
Onde | Memorial da América Latina. Praça da Sombra, ao lado do Prédio da Administração
Acesso pelos portões 8 e 9. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo-SP.

Programação completa

Cultura e Educação

26 a 29/08 (quinta a domingo)
10h às 19h: Exposição Matemateca com mediadores da USP.
Confira mais aqui.

Saúde e Ciência

26 e 27/08 (quinta e sexta)

10 às 16h
Testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C – ONG Barong (exceto dia 27/08);
Orientação e distribuição de material educativo;
Aferição da pressão arterial;
Varal da diversidade: personalidades negras;
Exposição de painéis da Declaração dos Direitos Humanos;
Exposição da obra de arte “Asas da Liberdade”;
Exibição da exposição virtual dos Direitos Humanos;
Exibição do documentário “Saúde do homem” e “Projeto balaio”.

10 às 15h
Distribuição do autoteste de HIV, sob supervisão – CRT/DST/aids – 10-16h Distribuição de preservativos e gel lubrificante.

11h e 15h
Oficinas de biossegurança Covid-19: uso, limpeza e descarte correto da máscara, como higienizar adequadamente as mãos com álcool gel (70%).

28 e 29/08 (sábado e domingo)

10 às 16h
Testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B/C – ONG Barong;
Varal da diversidade: personalidades negras;
Exposição de painéis da Declaração dos Direitos Humanos;
Exposição da obra de arte “Asas da Liberdade”;
Exibição da exposição virtual dos Direitos Humanos;
Exibição do documentário “Saúde do homem” e “Projeto balaio”;

Distribuição de preservativos e gel lubrificante;
Orientação prevenção Covid-19 e distribuição de material educativo;

Aferição da pressão arterial.

10 às 15h
Distribuição do autoteste de HIV, sob supervisão – CRT/DST/aids (sábado).

10 às 12h
Roda de conversa sobre prevenção do HIV – Silvia Almeida UNAIDS (sábado).

Exibição do filme “Cartas para além do muro” com diretor André Canto (sábado).

11h e 15h

(Texto: PRCEU/USP)