4 de abril de 2017

USP entre as melhores do mundo em oito áreas do conhecimento

Foi divulgado ontem (03/04) o CWUR Rankings by Subject, que classificou a USP entre as melhores universidades do mundo em oito áreas de concentração. Os destaques são as áreas de Odontologia (1º lugar), Zoologia (1º), Engenharia de Alimentos (6º), Psicologia (6º), Entomologia (9º), Medicina Tropical (9º), Matemática (10º) e Medicina (10º).

Classificada entre as dez melhores em oito áreas de concentração, a USP é a 70ª instituição do mundo a ter mais cursos no Top-10.

Essa é a primeira vez que o Center for World University Rankings – instituição da Arábia Saudita – classifica as universidades em áreas de concentração. A avaliação levou em conta o número de artigos científicos publicados em revistas, utilizando a base de dados da Clarivate Analytics.

O CWUR também divulga, desde 2012, o World University Ranking, que classifica as 1.000 melhores universidades do mundo de acordo com oito indicadores de qualidade: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em jornais de reputação; número de publicações em jornais de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade. Em 2016, a USP ficou em 138º lugar, sendo a universidade da América Latina mais bem classificada.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)