16 de abril de 2019

USP: Congresso e Simpósio de Pesquisa sobre a América Latina

O Programa de Pós-graduação Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), promove entre os próximos dias 06 e 10 de maio o I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina e o III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, na Cidade Universitária, em São Paulo, em comemoração aos seus 30 anos de atividade.

O Congresso vai reunir, durante esse período, mais de oitocentos pesquisadores latino-americanos de diversos países da região para apresentação de trabalhos em vinte e cinco seminários de pesquisa distribuídos em várias unidades da Universidade, em especial nas dependências da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), além da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Instituto de Relações Internacionais da (IRI-USP).

O Simpósio trará à Universidade de São Paulo conferencistas e palestrantes de destaque internacional por suas pesquisas ou produção de conhecimento sobre a América Latina.

A conferência de abertura será realizada no dia 6 de maio, às 17 horas, no Auditório Milton Santos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), sendo ministrada pelo Prof. Atílio Borón (Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires) e terá como tema Imperialismo y Dependencia ante los Cambios del Capitalismo Actual.

As inscrições dos interessados em participar como ouvintes certificados pelo evento estão abertas pelo site: https://sites.usp.br/prolam/

Seminários de Pesquisa e cursos de curta duração

O I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina é um espaço privilegiado para as apresentações das pesquisas de participantes brasileiros e estrangeiros que trarão seus trabalhos e reflexões em temáticas heterogêneas sobre a região. Serão vinte e cinco seminários de pesquisa com temas dos mais diversificados, tais como: movimentos sociais e lutas por emancipação em países da América Latina; política externa e relações do Brasil e América Latina; novos atores institucionais nos processos de integração do continente; patrimônio e práticas culturais, representações artísticas e literárias na América Latina, a situação dos negros nas sociedades latino-americanas entre tantos outros.

Os eventos também vão oferecer vinte e sete Cursos de Curta de Curta Duração em variadas temáticas, como Práticas Políticas e Relações Internacionais, Sociedade, Economia e Estado, Comunicação e Cultura da América Latina, entre outros.

Paralelamente a essas atividades, serão promovidos Lançamentos de Livros e a I Feira de Livros Latino-americanos, em parceria com a Edusp, Editora da USP.

Para mais informações sobre o evento e/ou para se inscrever, clique AQUI.