6 de outubro de 2020

Um número para se comemorar – 18.000 atendimentos em dezoito meses

A parceria entre o Instituto de Física de São Carlos, (IFSC/USP), sob direção do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, e as Clínicas MultFISIO Brasil, tem por objetivo viabilizar o atendimento e o acesso a novas tecnologias para a reabilitação de doenças crônicas e degenerativas, possibilitando a melhora da qualidade de vida do paciente. Desta forma, nos últimos dezoito meses foram atendidos 18.000 pacientes, uma marca importante que sem dúvida mostra a importância da parceria público-privada. Dentre os atendimentos diversos em doenças crônicas e dores crônicas, estão a Fibromialgia, a Artrose, a Artrite Reumatoide e o Parkinson.

Quando falamos na Fibromialgia, uma doença crônica e que promove dores incapacitantes, o tratamento inovador mediante a utilização do ULTRALASER e um exclusivo protocolo de tratamento, auxilia em muito o restabelecimento do limiar de dor do paciente, possibilitando na grande maioria dos casos, retornar às suas atividades

Em relação à Artrose e a Artrite Reumatoide, a condição anti-inflamatória e analgésica promovida pelo equipamento possibilita o retorno das atividades diárias do paciente, em uma doença que, em condição degenerativa da cartilagem, causa muita dor e impossibilidade de realizar movimentos básicos como andar ou ficar em pé. O retorno às atividades passou a ser possível mediante inovador equipamento e metodologia de tratamento.

O tratamento das dores do paciente acometido pela doença de Parkinson ocorre mediante o tremor contínuo que causa o enrijecimento muscular contínuo. Em técnica desenvolvida em pesquisas realizadas em parceria junto ao IFSC/USP, foi possível não apenas melhorar a qualidade de vida do paciente em razão da diminuição da dor, mas também aliviar os sintomas de tremor, associados ao quadro de contratura muscular.

Todos os tratamentos, que utilizam essas novas técnicas e equipamentos, não são uma cura, mas uma forma mais efetiva de ação analgésica e anti-inflamatória, capaz de trazer de volta a qualidade de vida dos pacientes, diz o pesquisador e corresponsável pela parceria, Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior.

Segundo a Dra. Fernanda Mansano Carbinatto, pesquisadora e corresponsável pela parceria com as Clínicas MultFISIO Brasil, o uso de novas tecnologias consegue trazer ao paciente não apenas uma nova possibilidade de tratamento, mas a condição de retorno às atividades cotidianas e reinserção no seio familiar. Ainda, segundo o fisioterapeuta Daniel Marques Franco, a possibilidade de tratamento das doenças crônicas e dores crônicas com novas tecnologias é um divisor de águas na ação do fisioterapeuta, possibilitando desta forma, o importante retorno do sorriso para o dia a dia dos pacientes.

A parceria entre o Instituto de Física de São Carlos e as Clínicas MUltFISIO Brasil continuam e em breve mais tratamentos devem chegar com inovação e tecnologia.