22 de março de 2019

Prof. Thoroh de Souza: “Ultrafast pulse generation by the use of 2D materials”

O Prof. Thoroh de Souza, docente e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi o palestrante convidado de mais uma edição do programa Colloquium diei realizado no dia 22 de março, onde abordou o tema Ultrafast pulse generation by the use of 2D materials.

Em sua apresentação, o pesquisador relatou que desde que foi isolado em 2014, o grafeno tem atraído o interesse em muitas áreas da ciência e tecnologia devido às suas propriedades superlativas. Do ponto de vista da interação da luz com a matéria e, especificamente, dos aspectos da absorção de luz, o fenômeno envolvendo a saturação da absorção tem sido explorado por diversos grupos. No entanto, segundo Thoroh de Souza, o grafeno, emora não seja o único, é de fato o material mais conhecido e aquele que é mais estudado em uma classe com centenas de materiais bidimensionais, cujas propriedades foram muito exploradas recentemente.

O Prof. Thoroh de Souza apresentou os principais avanços obtidos no uso desta nova classe de materiais bidimensionais – como grafeno, óxido de grafeno (GO), óxido de grafeno reduzido (r-GO), grafite exfoliada, dissulfeto de rênio (ReS2), etc… – para obter pulsos ultracurtos em lasers de cavidades na geometria da fibra. Em particular, os estudos deste pesquisador têm se concentrado em lasers de fibra com Erbium como elemento ativo, devido ao fato de que sua emissão em 1550nm estar centrada na banda C convencional em comunicações ópticas.