30 de janeiro de 2019

Ultracold dipolar gases: fermions, bosons and bubble states

O Prof. Aristeu Lima, docente e pesquisador da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira  (Unilab), foi o palestrante convidado em mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP, no dia 30 de janeiro, abordando o tema Ultracold dipolar gases: fermions, bosons and bubble states.

O palestrante enfatizou o fato dos sistemas quânticos Ultracold, com interação dipolo-dipolo anisotrópica e de longo alcance, terem recebido uma atenção experimental e teórica crescente desde a realização de um Condensado dipolar Bose-Einstein de átomos de cromo, em 2005, na Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Desde então, muitas outras importantes experiências se seguiram, desencadeando pesquisas teóricas adicionais.

Entre os principais resultados experimentais recentes, Aristeu Lima destacou a formação de gotículas quânticas no disprósio bosônico e a deformação da esfera de Fermi no érbio tendo surgido, recentemente, possibilidades experimentais nas quais a curvatura gravitacional pode ser superada e armadilhas puramente esféricas poderão estar disponíveis dentro de pouco tempo.

Nesta palestra, Aristeu Lima promoveu, ainda, uma discussão sobre os recentes avanços experimentais e teóricos em gases dipolares de Bose, gases dipolares de Fermi – para o caso de dipolos arbitrariamente orientados – e a perspectiva de gases dipolares em uma armadilha de bolhas.