9 de julho de 2018

Trabalho de pesquisa sobre Marte é destaque na TV USP/CEPOF

Conforme reportagem publicada recentemente aqui, em nosso site, a jovem pesquisadora Maria Fernanda Cerini (IFSC/USP) defendeu seu mestrado em junho último, no nosso Instituto, com um trabalho intitulado Simulações ambientais e caracterização espectroscópica in situ de potenciais bioassinaturas moleculares para aplicação em missões espaciais, cujo foco é detectar vestígios da existência de vida microbiana em Marte – passada ou presente – através de futuras missões espaciais ao planeta vermelho.

Em entrevista exclusiva à TV USP/CEPOF, o primeiro desafio que Maria Fernanda apontou é como procurar essa vida, se ela existiu e/ou se deixou rastros – as designadas “bioassinaturas”, que são marcas ou evidências da presença de vida, passada ou presente, que podem se apresentar de diversas formas, como, por exemplo, através de fósseis, isótopos, moléculas, ou até fenômenos.

Vale a pena assistir a esta entrevista, que demonstra, acima de tudo, o empenho e a seriedade do trabalho desta jovem pesquisadora, que se enquadra na característica de excelência do IFSC/USP.

Clique nas imagens abaixo para acessar a 1ª e 2ª parte da entrevista

PARTE-1