11 de março de 2019

“There is plenty of room at the Bottom… But even more in a Fractal”

Cristiane Morais Smith, pesquisadora da Universidade de Utrechet (Holanda), foi a palestrante convidada em mais um seminário do Grupo de Óptica do IFSC/USP, realizado no dia 11 de março nas instalações de nosso Instituto, tendo como tema There is plenty of room at the Bottom… But even more in a Fractal.

Cristiane Smith começou por abordar, em sua apresentação, a ideia original de Feynman em usar um sistema quântico que pode ser controlado e manipulado livremente para simular o comportamento de outro mais complexo, floresceu durante as últimas décadas no campo dos átomos frios, sendo que mais recentemente esse conceito passou a ser desenvolvido na área de nanofotônica e em matéria condensada.

Nesta palestra, Cristiane Smith lançou a discussão em torno de alguns experimentos recentes, nos quais as redes de elétrons 2D foram projetadas em nanoescala. A primeira é a rede Lieb [1], e a segunda é uma gaxeta Sierpinski [2], que tem dimensão D = 1,58. A realização de redes fractais abre o caminho para a eletrônica em dimensões fracionárias.

Por último, a pesquisadora mostrou como controlar o grau de liberdade orbital eletrônico [3] e como realizar estados topológicos da material, usando o mesmo procedimento, observando-se uma excelente concordância entre as previsões teóricas e os resultados experimentais. Esta técnica está provando ser uma estrutura bastante versátil para a engenharia e controle de sistemas eletrônicos.