15 de maio de 2019

No IFSC/USP: “The optical response of a metal insulator transition”

Numa iniciativa conjunta do Café com Física e dos Seminários do Grupo de Óptica, realizou-se no dia 15 do corrente mês, no nosso Instituto, um Seminário Especial com a participação do Prof. Dr. Ricardo Lobo (CNRS – Sorbonne Université), subordinado ao tema The optical response of a metal insulator transition.

O palestrante demonstrou como a transição de fase entre um metal e um isolante é caracterizada por uma mudança monumental no espectro infravermelho e visível do material. No caso mais simples, a resposta ótica de um isolante é uma superposição de vibrações de rede (fônons) e excitações inter-banda. A passagem a um estado metálico é acompanhada da introdução de cargas livres que vão paulatinamente ocultar a resposta dos fônons com a concomitante aparição de um “pico de Drude”.

Contudo, o palestrante enfatizou que esta descrição, extremamente simplificada, perde sua validade na presença de desordem e de correlações eletron-fônon e eletron-eletron.

Neste seminário, Ricardo Lobo apresentou os modelos básicos para a descrição de espectros ópticos através da transição metal-isolante, tendo discutido a informação quantitativa presente na resposta ótica e como ela nos dá uma informação original sobre as excitações fundamentais em sólidos. Em particular, discutiu a relação entre a resposta ótica e a distribuição energética de cargas em um sólido, com exemplos em condutores e supercondutores não convencionais.