13 de junho de 2019

Tecnologias quânticas baseadas em spins de estado sólido

Com o tema Quantum technologies based on solid state spins at room temperature, o IFSC/USP realizou, no dia 12 de junho, mais uma edição do programa Café com Física, com a participação do docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Sérgio Muniz, tendo sido apresentados alguns dos sistemas atualmente estudados no Laboratório de Tecnologias Quantum, com ênfase em sistemas operando à temperatura ambiente.

O palestrante promoveu a discussão sobre a física e propriedades relevantes dos Centros de Vacância de Nitrogênio (NV) no diamante, um sistema com um enorme potencial para muitas aplicações práticas em tecnologias e nanosensing, tendo enfatizado que suas metas de pesquisa com este sistema incluem processamento de informação quântica, sensoriamento quantum e estudo do comportamento de nanomáquinas (nanoengines) para produção de energia (no âmbito da termodinâmica).