24 de junho de 2022

O IFSC/USP realizou no dia 24 de junho mais um seminário, este subordinado ao tema “Superposição e emaranhamento quânticos: A segunda revolução quântica e a interferência entre ondas eletromagnéticas”, apresentado pelo Prof. Celso J. Villas-Boas, do Departamento de Física da UFSCar.

Em sua apresentação, o palestrante começou por sublinhar que a superposição de estados e estados emaranhados são aspectos que vem intrigando cientistas ao longo de toda a história da Teoria Quântica, dando origem a questionamentos famosos como aqueles introduzidos por E. Schrodinger, em seu famoso paradoxo que leva o seu nome, e por A. Einstein, B. Podolsky e N. Rosen, que ficou conhecido como paradoxo de EPR.

Hoje, tais aspectos peculiares da Teoria Quântica voltam a chamar a atenção pois têm permitido o desenvolvimento de protocolos de comunicação intrinsecamente seguros e computadores que podem ser milhares/milhões de vezes mais rápidos que os maiores supercomputadores clássicos atuais.

Em sua apresentação, o docente comentou alguns aspectos sobre os avanços que foram feitos nessas áreas, tendo apresentado uma iniciativa, em parceria com o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, de Campinas (SP),  que visa o desenvolvimento tais soluções/tecnologias para o mercado nacional e global.

Na sequência, o palestrante discutiu, de forma resumida, um resultado que seu grupo obteve recentemente, onde foram empregados estados emaranhados de dois ou mais modos do campo de radiação para poder reinterpretar um fenômeno clássico bem conhecido – a interferência entre ondas eletromagnéticas.