18 de junho de 2019

No IFSC/IFSC/USP – “Suicídio … precisamos falar sobre isso”

O IFSC/USP reinicia no próximo dia 18 de junho, entre as 11 e as 12 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, o ciclo de palestras abertas para alunos, técnicos administrativos e docentes do instituto, sendo que nesse dia será debatido o tema Suicídio: precisamos falar sobre isso”.

Devemos considerar saúde muito mais do que a ausência de doenças, segundo a OMS é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidade”. A saúde mental está incluída nesta definição, embora muitas vezes seja vista como algo menos importante.

Ainda nos dias de hoje, muitas pessoas se sentem desconfortáveis em falar de sua condição de saúde mental até mesmo para pessoas mais próximas. Em grande parte, devido ao estigma desta condição, ainda relacionada à loucura, sendo assim deixam de receber o suporte que precisariam e o quadro se agrava, podendo levar a perda no desempenho acadêmico, dificuldades de relacionamento, quadros de sofrimento severo, entre outros sintomas difíceis de suportar.

O suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. É difícil explicar porque algumas pessoas decidem cometer suicídio, enquanto outras em situação similar ou pior não o fazem. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida.

O objetivo dessa palestra é conversar sobre o tema e apresentar algumas ideias de como prevenir, identificar elementos sinalizadores e como ajudar amigos e colegas que possam estar passando por esse momento de sofrimento tão grande.

A palestra terá duração prevista de 40 minutos e será apresentada pela psicóloga que se encontra ao serviço do IFSC/USP, Drª Bárbara Kolstock Monteiro e após a apresentação ela estará disponível para tirar dúvidas e conversar com os presentes.