2 de novembro de 2019

Sistemas fotossintéticos para geração de energia da água e luz solar

Em mais um seminário realizado no dia 1º de novembro, o Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA/IFSC-USP) recebeu a palestra do Mestrando em Física Aplicada de nosso Instituto, Gustavo Andrade Silva Alves, que dissertou sobre o tema Desenvolvimento de sistemas fotossintéticos para geração de energia da água e da luz solar: engenharia de band-gap do NaTaO3 para a separação da água (“Developing photosynthetic systems for energy generation – from water and sunlight: band-gap engineering of NaTaO3 towards water splitting”).

Com a crescente necessidade de produzir combustíveis renováveis e limpos, a geração de hidrogênio gasoso (H2), via fotossíntese artificial, tem atraído considerável interesse nos últimos anos. Embora o tantalato de sódio (NaTaO3) seja considerado um dos compostos mais promissores para esta aplicação, através de seu elevado nível fotocatalítico a atividade fica limitada perante a luz violeta, que consiste em uma pequena porção do espectro da energia solar.

Nesse contexto, Gustavo demonstrou propostas de estratégias de dopagem, na tentativa de modificar a estrutura da banda eletrônica do NaTaO3, a fim de permitir uma produção eficiente de H2 a partir do espectro visível da luz solar natural.