19 de setembro de 2019

Serrapilheira seleciona 24 pesquisadores em chamada pública

O Instituto Serrapilheira lançou no dia 18 do corrente mês a 3a Chamada Pública de Apoio à Pesquisa Científica, cujo objetivo é selecionar até vinte e quatro jovens pesquisadores nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Os contemplados receberão apoios financeiros de até R$ 100 mil, cada.

Como nas chamadas anteriores, o Serrapilheira procura pesquisadores criativos que busquem, sobretudo, compreender questões fundamentais da ciência, mesmo que os projetos envolvam estratégias de risco. Por acreditar que a diversidade é essencial para a ciência de qualidade, promovendo a pluralidade de ideias, o instituto encoraja a candidatura de mulheres, pesquisadores negros e de outros grupos sub-representados.

Os requisitos são que os candidatos tenham vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e tenham concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2017. Mulheres com um filho têm o prazo estendido em um ano e aquelas com dois ou mais filhos têm direito a dois anos a mais.

Os cientistas contemplados com R$ 100 mil serão reavaliados após um ano. Até três deles serão selecionados para receber novo apoio de até R$ 1 milhão, para investir em suas pesquisas por três anos.

Para acessar o edital, clique AQUI.

As inscrições vão de 18 de novembro a 18 de dezembro do corrente ano.

O Instituto Serrapilheira

Criado em 2017, o Serrapilheira é o primeiro instituto privado de fomento à ciência no Brasil. Com suas duas Chamadas Públicas de Apoio à Pesquisa, já apoiou 95 pesquisadores e um projeto de metaciência, a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade.